Anúncios

Sábado com cara de verão no Rio Grande do Sul deve ter máxima de 30°C em Porto Alegre | Fernando Oliveira

Sábado com cara de verão no Rio Grande do Sul. A temperatura ficará perto ou superará os 30ºC em diversas regiões gaúchas com máximas muito atípicas para o mês de junho e que serão equivalentes às médias máximas de janeiro e fevereiro em pleno começo do inverno climático.

Esta sexta-feira já foi quente no Estado. A temperatura máxima em Alegrete e em Santa Maria chegou aos 31,0ºC durante a tarde. Os termômetros indicaram ainda 30,9ºC em Santa Rosa, 30,8ºC em Campo Bom, 30,7ºC em Uruguaiana, 30,6ºC em São Borja, 30,2ºC em Feliz, 30,1ºC em São Luiz Gonzaga. Em Porto Alegre, a temperatura variou de uma mínima de 10,7ºC com frio cedo a uma máxima de 29,3ºC e calor à tarde.


A temperatura se eleva ainda mais neste sábado em parte do Rio Grande do Sul, sobretudo em cidades da Metade Norte. A previsão da MetSul é de máximas entre 30ºC e 31ºC na tarde deste sábado em Porto Alegre. Pode fazer até 31ºC ou 32ºC em cidades dos vales e da Grande Porto Alegre, assim como no Noroeste.

O reforço do ar quente vai se dar em razão da atuação da uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia, e transporta ar quente e seco.

Esta corrente de jato precede a chegada de uma frente fria que muda o tempo em parte do território gaúcho já neste sábado com chuva em algumas regiões (leia aviso). Veja mais informações no vídeo com a meteorologista Estael Sias da MetSul.


O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia no Oeste e no Sul, onde deve chover com trovoadas principalmente da tarde para a noite, prevendo-se pancadas localmente fortes com risco de temporais em pontos isolados. Nas demais regiões, o tempo seco predomina com ar muito quente e temperatura bastante alta.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Oeste e no Sul, por onde começa a mudança do tempo nesta sábado no Rio Grande do Sul, a temperatura não deve se elevar tanto quanto em outras regiões, uma vez que já de tarde  deve ter chuva em muitos municípios.

Anúncios