Anúncios

Sol que se fez presente hoje em Capão da Canoa (foto) aparece nas praias do Litoral Norte neste fim de semana, mas previsão do tempo indica risco de chuva isolada neste sábado na região | Luiz Salazar

O sol vai predomina no Rio Grande do Sul neste fim de semana, mas o tempo não vai estar firme e ocorre chuva isolada tanto no sábado quanto no domingo. O tempo segue mais quente no Oeste e no Noroeste gaúcho, entretanto a temperatura tende a se elevar em cidades do Leste do Estado com a diminuição da influência do ar mais frio sobre o oceano na costa.

O sábado no Rio Grande do Sul terá a presença do sol em todas as regiões.  A faixa Leste segue com circulação de nuvens esparsas vindas do oceano que trazem chance de chuva bastante isolada em pontos perto da costa como, por exemplo, em pontos do Litoral Norte. O tempo, por sua vez, continua mais aberto na Metade Oeste.

O dia é de calor no Oeste, no Norte e no Noroeste gaúcho com marcas muito elevadas no Noroeste, onde as máximas passam de 35ºC e podem chegar a 37ºC em alguns municípios. Na região de Uruguaiana, as máximas devem se situar entre 34ºC e 35ºC. Já no Sul e no Leste do Estado, a temperatura se eleva muito menos e a maioria das cidades terá máximas abaixo dos 30ºC com 29ºC em Porto Alegre.

Os gaúchos vão ter um domingo com o predomínio do sol, mas nuvens aparecem no decorrer do dia na maioria das regiões. Uma massa de ar quente e seco cobre o Estado e traz elevação da temperatura. O forte aquecimento esperado deve favorecer chuva isolada de verão da tarde para a noite no Oeste e no Noroeste gaúcho. Com a alta temperatura, não se pode afastar temporal isolado em um ponto ou outro.

O domingo será muito quente em diversas áreas do Rio Grande do Sul com calor mais intenso novamente no Oeste e no Noroeste, mas a temperatura sobe bastante em outras regiões que vinham com temperatura agradável. Os termômetros podem marcar 37ºC em Uruguaiana e de 37ºC a 39ºC em vários municípios do Noroeste. Porto Alegre pode chegar a 31ºC ou 32ºC.

O contraste entre o ar mais frio na costa e a massa de ar mais quente a Oeste deve favorecer vento do quadrante Leste da tarde para a noite principalmente no sábado com intensidade fraca a moderada com ocasionais rajadas de 40 km/h a 60 km/h em algumas cidades, especialmente na Metade Leste gaúcha.