Previsão do tempo para a eleição indica tempo firme na maior parte do Brasil com chuva em poucos pontos e mais concentrada na região amazônica | MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Mais de cem milhões de brasileiros vão deixar suas casas no domingo para o momento maior da democracia que é a eleição. O eleitor se dirigirá para o seu local de votação para escolher o seu nome preferido para presidente da república, governador, deputado federal, senador e deputado estadual.

Um momento muito aguardado por pessoas de todos espectros políticos e que neste ano atrai ainda mais a atenção da população. E neste ano com a novidade importante que o horário de votação nos fusos que não o de Brasília terão que se adequar ao horário da capital federal entre 8h e 17h, ou seja, todas as seções eleitorais do país encerram a votação no momento em que for 17h em Brasília, diferentemente de eleições anteriores.

E o tempo? Como vai estar? É uma questão importante. Não apenas porque grande parte da população brasileira vai sair de casa para um compromisso cívico como porque as condições do tempo, de acordo com vários estudos publicados nos últimos anos no exterior sobre eleições, podem interferir em abstenção.

Se depender das condições meteorológicas, a grande maioria dos eleitores brasileiros não terá contratempos para votar. Depois de uma sequência de forte instabilidade atmosférica em estados do Centro e do Sul do Brasil, com chuva acima da média de setembro em poucos dias em diversas cidades do Sudeste e do Centro-Oeste, a tendência é de sol e nuvens na maioria das localidades brasileiras no domingo eleitoral.

Todas as regiões do Brasil devem registrar precipitação no domingo, mas na maioria dos locais que tiverem chuva ela será isolada. Pancadas devem afetar principalmente a região amazônica, de menor densidade populacional do país, enquanto nos maiores colégios eleitorais do Brasil o tempo firme vai predominar na maioria das localidades.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada para o domingo em todo o Brasil do modelo meteorológico alemão Icon. Observa-se a tendência de a chuva ser mais volumosa na área da Amazônia enquanto na maior parte do Brasil ou não chove ou chove pouco.

Uma dica para quem está nas regiões com prognóstico de chuva: votar de manhã. A maioria dos locais que tiverem precipitação no país fora da Amazônia, e não serão muitos, devem ter as pancadas mais da tarde para a noite com predomínio do tempo firme na parte da manhã. Os mapas a seguir mostram a chuva acumulada projetada pelo modelo alemão Icon entre 9h e 12h e entre 15h e 18h do domingo em todo o Brasil.

No Sul do Brasil, o domingo de eleição vai ter sol e nuvens em quase toda a região, mas pontos mais a Leste do Sul do país podem ter chuva ou garoa isolada e passageira em poucos pontos. A temperatura vai estar agradável. Máxima à tarde em Porto Alegre de 21ºC e em Curitiba, onde não se descarta precipitação, de 19ºC a 20ºC. A capital gaúcha terá sol e nuvens, mas com períodos de maior nebulosidade. Se ocorrer precipitação, e a chance não é alta, vai ser breve, fraca e passageira.

No Sudeste, o maior colégio eleitoral do Brasil com quase metade dos eleitores aptos a votar, o sol aparece em quase toda a região no domingo. No período da manhã, a esmagadora maioria das cidades terá sol e nuvens ou céu nublado sem chuva. Já de tarde ocorre chuva muito isolada no Leste paulista, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais mais do centro para o Norte mineiro.

A cidade de São Paulo terá sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade e uma chance menor de precipitação muito leve isolada ou passageira, sobretudo em bairros mais da zona Sul. Máximas entre 21ºC e 23ºC. Na cidade do Rio de Janeiro, maior presença de nuvens com aberturas de sol e chance de chuva passageira no decorrer do dia com máxima de 25ºC a 26ºC. Belo Horizonte terá sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade e não se afasta chuva isolada e fraca na segunda metade do dia com máxima em torno de 28ºC.

No Centro-Oeste, o sol aparece com nuvens em toda a região, mas da tarde para a noite se espera chuva passageira e localizada no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Máximas de 30ºC em Campo Grande, 35ºC em Cuiabá e 27ºC a 28ºC em Brasília, onde chove da tarde para a noite.

No Nordeste do Brasil, tempo firme com sol e calor em quase toda a região. Pancadas isoladas devem atingir poucos pontos da costa ou da Zona da Mata no decorrer do dia. No Norte do Brasil, o sol aparece e predomina na maioria dos estados. No Amazonas, ao contrário, chove em vários pontos com pancadas em alguns pontos já de manhã e em mais locais durante a tarde.