Parte do Rio Grande do Sul terá vários dias seguidos com chuva entre hoje e o começo da semana que vem. Porto Alegre, vales, região metropolitana, Serra e o Litoral Norte serão as regiões com chuva mais frequente. | ALEX ROCHA/PMPA

O Rio Grande do Sul ingressa a partir de hoje em um período de instabilidade que trará chuva para o estado por muitos dias seguidos, esperando-se precipitação ao menos em parte do território gaúcho todos os dias até o começo da semana que vem.

A mudança do tempo ocorre pelo ingresso de ar quente em altitude que encontra ar mais frio ao Sul, formando nuvens e trazendo instabilidade para o Rio Grande do Sul após várias jornadas de tempo firme e gelado.

A partir desta quinta, o território gaúcho vai estar na zona de transição entre ar mais frio ao Sul e ar mais quente ao Norte, o que trará enorme diferença de temperatura entre o Sul do estado, com frio, e Norte gaúcho, sob ar mais quente.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a precipitação nesta quarta deve afetar mais a faixa central do estado, o que inclui cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Vai chover ainda em alguns pontos da Metade Norte. Apesar disso, aberturas de sol podem ocorrer, sobretudo no Sul.

O tempo segue instável com chuva amanhã em torno da faixa central do estado. Na sexta, a instabilidade alcança a maioria das regiões, exceção de localidades perto da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado.

No fim de semana, o tempo firme predomina no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, entretanto no Norte e no Nordeste do estado haverá ainda maior nebulosidade com chance de chuva e garoa em cidades como da Grande Porto Alegre, vales, Serra, Litoral Norte, Aparados da Serra, Leste do Planalto Médio e Alto Uruguai.

A instabilidade deve predominar ainda no começo da semana que vem em cidades do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul, em particular entre a Serra, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva acumulada dia a dia até o começo da semana que vem com base na rodada da 0Z desta quarta-feira do modelo do Centro Meteorológico Europeu, disponível aos nossos assinantes (assine aqui).

Leia tambémMassa de ar frio traz começo de outubro com temperatura baixa

Projeção de chuva do modelo europeu para hoje | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para amanhã | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para sexta | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para sábado | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para o domingo | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para segunda | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para terça | METSUL

Como pode se observar pelos mapas, a chuva não deve afetar todo o território gaúcho e tende a se dar apenas em parte do Rio Grande do Sul hoje e nos próximos dias. Áreas mais ao Sul do estado podem ficar sem registro de precipitação.

A MetSul Meteorologia enfatiza que os volumes de chuva indicados para os próximos dias não serão muito altos em grande parte das cidades e não trazem preocupação com enchentes. Pontos do Centro e do Nordeste gaúcho podem ter mais chuva com marcas perto e acima de 50 mm.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.