Anúncios

Mariana Suarez/AFP/MetSul Meteorologia

A MetSul Meteorologia alerta para um evento de chuva extrema com tempo severo no Uruguai entre esta sexta (9) e o sábado (10). Os volumes de chuva serão muito elevados em parte do país, atingindo o dobro ou o triplo da média histórica de abril em somente dois dias.

Com efeito, uma área de menor pressão atmosférica traz chuva e tormentas fortes a severas hoje na província argentina de La Pampa neste momento. A chuva deve alcançar a província de Buenos Aires nas próximas horas.


Então, nesta sexta-feira (10), nuvens muito carregadas se formam sobre o Centro da Argentina e o Uruguai. A instabilidade ganha muita força com chuva e tormentas fortes a severas no território uruguaio e nas províncias argentinas de Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios e Córdoba.

Os temporais podem ser isoladamente muito fortes e com potencial de trazer danos por vento forte ou granizo. Ar muito quente de Norte vai alimentar a formação de nuvens de grande altura, portanto gerando fenômenos severos. Os volumes de chuva podem ser muito altos em curto período com mais de 100 mm a 150 mm em poucas horas.

Chuva extrema

A MetSul enfatiza o alto risco de chuva excessiva e volumosa em parte do Uruguai. Com efeito, os volumes podem ficar entre 200 mm e 300 mm em algumas áreas em apenas 48 horas, entre esta sexta e o sábado.

O risco de chuva intensa e tormentas nos dois dias é maior para departamentos ao Sul do Rio Negro, em particular Colonia, Soriano, Rio Negro, Durazno, Flores, Florida, San José, Canelones, Montevidéu, Lavalleja, Maldonado e Rocha. Departamentos mais ao Norte do país ao passo terão sol e calor.

O mapa abaixo traz a projeção de chuva para 72h do modelo WRF, até 21h de sábado (10) no Uruguai. O mapa mostra a tendência de chuva muito volumosa com volumes bastante altos e que em muitos pontos do Centro, Sul e o Leste uruguaio. Os índices,devem ficar acima de 100 mm com marcas de 200 mm a 300 mm, sobretudo em departamentos mais centrais.


Assim, os volumes de chuva muito altos, que correspondem até o dobro e o triplo da média do mês em alguns pontos. Há risco de elevação de rios e arroios, além de alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Ciclone

Por fim, e se não bastasse, o Uruguai ainda sofrerá no domingo (11) os impactos de um ciclone. O vento deve ser muito forte para departamentos do Sul e do Leste do país com rajadas por vezes intensas. Enfim, haverá  possíveis inconvenientes para a população como queda de árvores e falta de luz.

Anúncios