O Uruguai reza por chuva, destaca em manchete de capa nesta sexta-feira o jornal Observador de Montevidéu. Como destacado pela MetSul Meteorologia, a situação hídrica no país hoje é dramática com reservatórios secos na região de Montevidéu e a água chegando às torneiras com alto teor de salinidade na área metropolitana da capital uruguaia. Começa a faltar água mineral nos supermercados.
O prognóstico de chuva no curto prazo não é nada animador para a área de Montevidéu. De acordo com as análises da MetSul dos modelos numéricos de previsão do tempo, a tendência é de pouca chuva para a região da capital uruguaia nos próximos sete a dez dias.
O que os dados indicam é chuva com acumulados mais altos no interior do Uruguai e sobre a província de Buenos Aires, na Argentina. Para a região de Montevidéu e o Sul uruguaio, onde a situação de abastecimento de água é mais crítica, os volumes de chuva tendem a ser baixos.
Um padrão de bloqueio atmosférico com ar seco sobre o Brasil Central deve favorecer mais chuva nos próximo sete a dez dias sobre o Centro e o Nordeste da Argentina e sobre o Uruguai.
A precipitação pode passar de 100 mm em pontos da província de Buenos Aires, porém, infelizmente, o cenário não aponta chuva com volumes altos para bacia (cuenca) do Rio Santa Lucía, que é a área em maior necessidade de água para o abastecimento da área metropolitana de Montevidéu.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico alemão Icon em que se observa a tendência de chover com volumes acima de 50 mm nos próximos sete dias em departamentos mais ao Norte do Uruguai, mas pouco na maior parte da bacia do Rio Santa Lucía, exceto em pontos mais ao Norte, na área de Florida.
Cenário semelhante é apontado pelo modelo meteorológico ECMWF do Centro Europeu em sua projeção de dez dias com os maiores volumes no Centro e no Norte do Uruguai. O modelo europeu indica a possibilidade de chover mais em áreas mais ao Norte da bacia do Rio Santa Lucía.
Há previsão de chuva entre hoje (19) e amanhã (20) para a bacia do Rio Santa Lucía, contudo os volumes de precipitação devem ser baixos na maioria das áreas com marcas inferiores a 5 mm em muitas localidades mais ao Sul. Maior probabilidade de chuva com acumulados mais elevados é apontada para o dia 25, quando pode chover 10 mm a 30 mm em diversos pontos, até com acumulados isoladamente superiores.