Anúncios

A divisão de satélites da Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, divulgou uma incrível imagem de satélite do eclipse solar do dia 8 de abril e que foi observado em países da América do Norte. Trata-se de uma composição de imagens que permite ver a área de sombra no México, Estados Unidos e Canadá durante o evento.

CIMSS/NOAA

O eclipse total do sol atravessou a América do Norte do México, onde começou, ao Canadá, com milhões de pessoas reunidas para admirar o fenômeno incomum que deixou às escuras várias cidades em sua trajetória. Ao longo da trajetória do eclipse, no qual a Lua escondeu totalmente o Sol durante alguns minutos, ocorreram festivais, festas e inclusive casamentos coletivos.

A trajetória deste ano do eclipse teve 185 quilômetros de largura e incluiu uma região onde vivem quase 32 milhões de norte-americanos. Outros 150 milhões estiveram a menos de 320 quilômetros da faixa e sombra e aqueles que estavam mais distantes puderam ver um eclipse parcial ou acompanharam a transmissão da Nasa pela internet.

Muitas escolas localizadas na faixa de sombra, em cidades como Cleveland e Montreal, dispensaram os alunos mais cedo. Inúmeras companhias aéreas também realizaram voos sob o eclipse, como a Delta Airlines, que selecionou duas viagens especiais no caminho da totalidade e que rapidamente esgotaram.

Muitas imagens de satélite foram vistas depois do eclipse solar, mas a novidade é a composição temporal, neste caso selecionando o brilho mínimo, mostrando a sombra de vários momentos em um único quadro.

A imagem é uma composição de 21 imagens, das 16:30 às 19:50 UTC (horários de início das imagens) do dia 8 de abril. A composição consiste na seleção do pixel mais escuro. As regiões escuras da sombra da lua são claramente evidentes. “Há menos nuvens que são aparentes na composição, já que os valores mínimos foram escolhidos ao longo do tempo”, observa a universidade.

CIMSS/NOAA

Um pedido de pesquisa foi enviado aos operadores de satélite para ter um setor de observação localizado seguindo a faixa de sombra, do México até o Canadá. Com o procedimento que gerou imagens de um em um minuto e com intervalo de cinco minutos, o resultado final consiste na utilização de uma composição de mais cem imagens.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.