Anúncios

Vidros, paredes e pisos molhados nesta quinta no Rio Grande do Sul | METSUL

Por que está tudo molhado dentro da minha casa? A resposta está sim na umidade, mas muito mais na temperatura. Há dias chuvosos e muito úmidos com frio que não produzem estes incômodos, mas jornadas de sol como hoje acabam tendo este efeito nos ambientes.

Tudo passa pelo que se denomina de condensação. Ocorre quando o ar mais quente e úmido alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperatura menor como paredes, azulejos, espelhos, janelas e roupas.

Quer fazer uma experiência? Experimente chegar na frente do espelho e expirar com a boca. Vai ficar embaçado, não? É o que normalmente ocorre no inverno quando a temperatura sobe muito após dias muito frios.

Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos como paredes e pisos. Com a elevação da temperatura, o ar mais quente em contato com as superfícies resfriados se condensa.

Foi exatamente o que ocorreu nesta semana. A semana começou com o ingresso de uma massa de ar frio entre segunda e terça-feira que derrubou a temperatura. As mínimas chegaram a cair abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra e a 5ºC no Sul de Porto Alegre e a 7ºC no Jardim Botânico da capital.

Desde ontem, entretanto, ar mais quente começou a ingressar no Rio Grande do Sul. Ontem, a máxima chegou a 30ºC em Porto Xavier e hoje os termômetros bateram em quase 31ºC no Vale do Paranhana. Esta quinta anotou ainda 29,8ºC em Campo Bom, na área metropolitana.

Mas quando isso acaba, MetSul? À medida que a temperatura dos ambientes internos vai subindo gradualmente, as superfícies também vão aos poucos ficando menos frias e isso diminuirá a umidade condensada sobre paredes, pisos, etc.

Arejar a casa de forma a permitir que a temperatura interna suba mais rapidamente contribui para que as superfícies sequem mais rapidamente para alguns. Outros defendem que o melhor é deixar a casa fechada.

Especialistas médicos, entretanto, recomendam como muito importante arejar a casa, especialmente porque o inverno é temporada com mais infecções por vírus respiratórios e o ar circulante é importante para reduzir riscos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.