Anúncios

A MetSul destacou aqui ontem a tendência deste outono ter eventos de chuva excessiva e períodos de precipitação muito acima da média no Sul do Brasil, consequência de um episódio de El Niño em intensificação no Oceano Pacífico Equatorial.


Por isso, o alerta de que nesta estação o risco de cheias e enchentes é elevado. Quais regiões poderiam ser as mais afetadas. Em se tratando de uma projeção trimestral, não é possível descartar eventos de chuva excessiva em nenhuma área do Sul do Brasil, mas modelos de clima indicam uma probabilidade maior de chuva acima da média principalmente nos estados de Santa Catarina e no Paraná, além da Metade Norte gaúcha.

Já agora em abril, durante a segunda metade do mês, começa a crescer o risco de eventos de precipitação bastante acima da média em algumas áreas, mas será especialmente nos meses de maio e junho que a chuva tende a aumentar significativamente no Sul do país.


O outono é a estação com as menores médias mensais de precipitação do ano em Porto Alegre, casos de abril e maio, o que favorece dias mais secos e de grande amplitude térmica, entretanto neste ano se espera que, após parte de um mês de abril com muitos dias de sol e agradáveis, haja um aumento na frequência e nos volumes de chuva. Isso fará com que a segunda metade do outono neste ano seja muito mais chuvosa que a primeira.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

   

Anúncios