A previsão para a semana é de muita chuva em parte do Rio Grande do Sul e uma onda de tempestades entre a Argentina, o Uruguai e parte do território gaúcho. Nem parece que o tempo vai ficar bastante instável nos próximos dias, uma vez que o fim de semana foi de tempo muito aberto com um domingo espetacular de outono com céu claro na maioria das regiões.
O tempo bastante aberto, especialmente neste domingo, foi resultado do ingresso de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica durante o sábado e que trouxe temperatura muito agradável na tarde de ontem e um amanhecer frio na maioria das cidades gaúchas na tarde deste domingo.
Com o perfil muito seco da atmosfera na última madrugada, a temperatura caiu bastante. A Grande Porto Alegre teve hoje o amanhecer mais frio do ano até agora com 6,0ºC em Novo Hamburgo, batendo a menor marca anterior de 2022 de 7,0ºC em 1º de abril. Porto Alegre anotou 10,8ºC. No interior, 0,1ºC em Pinheiro Machado, 0,8ºC em Ausentes, 1,7ºC em Vacaria, 2,3ºC em Soledade, e 2,6ºC em São Francisco de Paula e Soledade.
Com o rápido afastamento da massa de ar frio, a temperatura já entrou em forte elevação neste domingo. As máximas na rede do Instituto Nacional de Meteorologia atingiram 27,1ºC em Campo Bom, 28,3ºC em Quaraí, 28,6ºC em Uruguaiana, 29,1ºC em Alegrete, e 29,4ºC em São Luiz Gonzaga.
O que chamou muito a atenção neste fim de semana foi a coloração do céu no fim da tarde tanto no sábado quanto neste domingo. A atmosfera muito limpa com o céu claro e o ar seco proporcionou as belas imagens dos finais de tarde em diferentes cidades gaúchas e que foram registradas pelos usuários da MetSul.
Os próximos dias, entretanto, não devem ter céu limpo. O ingresso de ar quente e úmido e a atuação de uma frente quente vão determinar aumento de nebulosidade e chuva em diversas regiões do Rio Grande do Sul com a instabilidade mais intensa afetando o Oeste e o Sul gaúcho. O Norte do Estado deve ser menos afetado por este evento de instabilidade.
Uma grande massa de ar seco e quente vai cobrir grande parte do Centro-Sul do Brasil, o que vai resultar em uma semana com predomínio do sol e tardes de calor nos estados do Sul (exceto o Rio Grande do Sul), do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.