Momento 1- O calor. Foi uma terça-feira escaldante. A temperatura disparou e foi o mais quente até agora deste verão em algumas cidades. As máximas superaram 40ºC no Vale do Rio Pardo. Os termômetros indicaram 40,4ºC em Santa Cruz do Sul, 38,9ºC em Teutônia, 38,3ºC em Lajeado, 37,4ºC em São Leopoldo, 37,3ºC em São Gabriel, 37,2ºC em Porto Alegre, 36,8ºC em Campo Bom e 36,2ºC em Santa Maria, conforme dados das estações automáticas. Em Porto Alegre, o intenso calor fez com que as águas poluídas do Guaíba virassem alternativa (perigosa) de refresco (foto de Paulo Nunes do Correio do Povo).


Momento 2 – As nuvens de temporal se formam. O intenso aquecimento diurno favoreceu na segunda metade da tarde da terça-feira a formação de um grande número de nuvens de desenvolvimento vertical, principalmente do tipo Cb (Cumulunimbus) entre os vales e a Grande Porto Alegre. Impressionou no céu de Porto Alegre a presença de um Cb muito desenvolvido e clássico na estrutura (de manual) a Noroeste da cidade (fotos abaixo de Cristiano Noro e Fernando Berthold).


Momento 3 – Os temporais de verão. No final da tarde, temporais que avançaram do Vale do Rio Pardo se intensificaram e atingiram Porto Alegre e região metropolitana. A chuva foi forte por muito curto período e veio com raios e rajadas de vento intensas localizadas. Caiu granizo em São Leopoldo e Novo Hamburgo (fotografias abaixo de Fernando Mainar e Felipe Silva).


Momento 4 – Os estragos. Os temporais que afetaram a região metropolitana causaram danos. Mais de 90 mil clientes (acima de 300 mil pessoas) ficaram sem energia. Dezenas de casas foram destelhadas em Canoas. Houve destelhamentos ainda em pontos das zonas Sul de Porto Alegre e em Novo Hamburgo. As três cidades registraram quedas de árvores e postes. Só em Novo Hamburgo, mais de 40 árvores caíram. (fotos abaixo de Luis Lopes/Diário de Canoas e Ricardo Giusti/Correio do Povo).


Momento 5 – Depois da tempestade, a bonança. Temporais de verão são passageiros e foi o que ocorreu ontem. Logo após a tempestade, o sol voltou a aparecer. Nuvens carregadas com chuva combinadas com raios do sol com o ângulo de fim de tarde acabaram garantindo belíssimas imagens de arco-íris no Vale do Sinos. (fotos abaixo de Gustavo Cervi e Michele Azevedo).


Todas as estações do ano produzem belas imagens do tempo, mas o verão é pródigo em trazer cenas que impressionam, já que a combinação de calor e umidade favorece com uma grande freqüência nuvens de desenvolvimento vertical. O período de instabilidade no Rio Grande do Sul segue hoje e nos próximos dias com novas tempestades localizadas no Rio Grande do Sul.