
LUIS FERNANDO FELIPE/DIVULGAÇÃO
Uma tromba d´água (tornado sobre água) foi registrada na tarde deste domingo na costa de Florianópolis, em Santa Catarina. O fenômeno foi observado por volta das 16h a partir da Praia Mole. A tromba se formou sobre o mar a uma grande distância da praia e somente foi possível captá-la a partir de uma lente teleobjetiva. O registro foi feito pelo bombeiro militar de Santa Catarina Luis Fernando Felipe.
A tromba d´água se formou a partir de nuvens de desenvolvimento vertical que se formaram sobre o oceano com a circulação de um centro de alta pressão no litoral da Argentina e uma área de menor pressão atmosférica mais ao Norte. A circulação gerou nuvens Cumulus, que possuem maior desenvolvimento vertical, que se deslocaram do mar para o continente com chuva isolada e passageira em pontos mais a Leste dos três estados do Sul.
As trombas d’água se dividem em duas categorias: trombas d’água de tempo bom e trombas d’água tornádicas. Trombas d’água tornadicas são tornados que se formam sobre a água ou se movem da terra para a água. Eles têm as mesmas características de um tornado terrestre. Elas estão associadas a tempestades severas e são frequentemente acompanhados por ventos fortes, granizo e raios frequentes.
Trombas d’água de bom tempo em regra se formam ao longo da base plana escura de uma linha de nuvens cumulus em formação. Este tipo de tromba d’água geralmente não está associada a tempestades. Enquanto trombas tornádicas se desenvolvem para baixo em uma tempestade, uma tromba d’água de bom tempo se desenvolve na superfície da água e sobe. Trombas d’água de bom tempo se formam em condições de vento fraco, de modo que normalmente se movem muito pouco.
Se uma tromba d’água se mover para a costa, o Serviço Nacional de Meteorologia nos Estados Unidos emite aviso de tornado, pois alguns deles podem causar danos e ferimentos significativos às pessoas. Normalmente, as trombas d’água de bom tempo se dissipam rapidamente quando atingem a terra firme e raramente avançam muito pelo interior.