Daniel Uszacki

Oeste do Rio Grande do Sul mais uma vez registrou ontem máximas na casa de 38ºC, mas será a partir de hoje que esta onda de calor começa a ingressar na sua fase de maior intensidade no Estado.

O período entre hoje e sábado deve ser de temperatura máxima à tarde muitíssimo acima do normal para a época do ano no território gaúcho. Devem ser esperadas máximas acima de 35ºC na maioria das regiões, inclusive em pontos da Serra Gaúcha. Mesmo nos Aparados, a mais de mil metros de altitude, haverá pontos em que os termômetros devem indicar mais de 30ºC.

Leia tambémGrande Porto Alegre contabiliza os estragos do temporal

No Oeste, no Noroeste, nos vales e região metropolitana de Porto Alegre deve se concentrar o calor mais intenso com máximas ao redor ou acima de 40ºC hoje, amanhã e sábado. O sábado, aliás, deve ser a jornada com maiores máximas e que em algumas localidades podem ficar entre 40ºC e 42ºC. Apesar fazer calor, o litoral deve ser área menos quente do Estado por efeito do oceano.

O calor extremo com tempo predominantemente seco sob um quadro de estiagem forte deve trazer o mais alto risco de incêndio de vegetação dos últimos anos no Estado com queimadas e incêndios em diversos pontos do território gaúcho. Os valores previstos de risco de incêndio para o Rio Grande do Sul entre hoje e sábado são altíssimos e sugerem que haverá muitos focos de fogo do Sul ao Norte gaúcho.

Leia tambémFrente fria avança por cinco estados com chuva e risco de temporais