Daniel Uszacki

Oeste do Rio Grande do Sul mais uma vez registrou ontem máximas na casa de 38ºC, mas será a partir de hoje que esta onda de calor começa a ingressar na sua fase de maior intensidade no Estado.

O período entre hoje e sábado deve ser de temperatura máxima à tarde muitíssimo acima do normal para a época do ano no território gaúcho. Devem ser esperadas máximas acima de 35ºC na maioria das regiões, inclusive em pontos da Serra Gaúcha. Mesmo nos Aparados, a mais de mil metros de altitude, haverá pontos em que os termômetros devem indicar mais de 30ºC.

No Oeste, no Noroeste, nos vales e região metropolitana de Porto Alegre deve se concentrar o calor mais intenso com máximas ao redor ou acima de 40ºC hoje, amanhã e sábado. O sábado, aliás, deve ser a jornada com maiores máximas e que em algumas localidades podem ficar entre 40ºC e 42ºC. Apesar fazer calor, o litoral deve ser área menos quente do Estado por efeito do oceano.


O calor extremo com tempo predominantemente seco sob um quadro de estiagem forte deve trazer o mais alto risco de incêndio de vegetação dos últimos anos no Estado com queimadas e incêndios em diversos pontos do território gaúcho. Os valores previstos de risco de incêndio para o Rio Grande do Sul entre hoje e sábado são altíssimos e sugerem que haverá muitos focos de fogo do Sul ao Norte gaúcho.