Três ciclones se destacam nas imagens de satélite do hemisfério na tarde desta quinta-feira. Dois são tropicais, no Hemisfério Norte, e um extratropical, no Hemisfério Sul, e os três sobre o Oceano Atlântico. O Atlântico Norte está no auge da temporada de furacão, que ocorre na segunda semana de setembro, enquanto o Sul tem a estação inverno que favorece uma maior frequência de ciclones extratropicais.
O ciclone extratropical que está a Sudeste do Rio Grande do Sul não chega a se intenso e se formou a partir da área de baixa pressão que cruzou pelo estado ontem com chuva intensa que ficou entre 100 mm e 150 mm em diversas cidades. Provocou ainda vento forte acima de 80 km/h em Mostardas e o vento Sul forte que represou o Guaíba que chegou a ter 2,70 metros no cais. Este ciclone se afasta do continente.
Já o primeiro ciclone tropical do Norte, que aparece mais a Oeste, perto dos Estados Unidos, é o furacão Lee. O furacão deve atingir a Nova Inglaterra no final desta semana enquanto a área se recupera de vários dias de chuva intensa. Comunidades em Massachusetts e Rhode Island receberam avisos de tornado e chuva torrencial. Duas comunidades declararam estado de emergência depois de 250 mm terem caído em seis horas, causando inundações e evacuações antes mesmo da atuação de Lee.
Na manhã desta quinta-feira, um comunicado emitido pelo Centro Nacional de Furacões alertou que condições severas e inundações costeiras são possíveis em partes do Leste do Maine e na Nova Escócia, no Canadá, no sábado, por conta da tempestade Lee.
Já o segundo ciclone tropical que aparece na imagem mais à direita do Hemisfério Norte é também um furacão, de nome Margot, que não representa nenhuma ameaça e está em mar aberto entre a América do Norte e a Europa. A tempestade estava enfraquecendo hoje e estava a cerca de 1.200 quilômetris a Oeste dos Açores, um arquipélago português no Atlântico. Esperava-se que Margot enfraquecesse ainda mais, transformando-se em uma tempestade tropical até o final desta quinta-feira, disse o Centro Nacional de Furacões.