O Rio Grande do Sul enfrenta uma semana de muita chuva com alagamentos, cheias de rios, inundações e temporais frequentes, exatamente como a MetSul Meteorologia havia advertido ocorreria com um período de intensa instabilidade neste final de mês de setembro.
Os volumes em estações meteorológicas públicas e particulares do começo da semana até às 9h desta quinta-feira somaram 318 mm em Camaquã, 227 mm em Encruzilhada do Sul, 215 mm em Mostardas, 214 mm em São Lourenço do Sul, 207 mm em Pinheiro Machado, 197 mm em Canguçu e 185 mm em Capão do Leão.
Choveu ainda 169 mm em Dom Pedrito, 168 mm em Pedro Osório, 162 mm em Rio Grande, 158 mm em Caçapava do Sul, 152 mm em Taquari, 150 mm em Livramento, 144 mm em Arroio Grande, 132 mm em Pantano Grande, 111 mm em Quaraí, 102 mm em Jaguarão e Santana da Boa Vista e 101 mm em Rosário do Sul.
Os volumes são muito elevados para apenas quatro dias e correspondem, conforme o município, a 100% a 200% da média histórica de precipitação da climatologia de setembro inteiro, na maioria das cidades em torno de 150 mm.
Nas próximas horas, o cenário é de baixo risco no Sul do estado com muitas nuvens, garoa e chuva em alguns pontos sem indicativo de temporal. Como o ar quente que favorece tempo severo já não cobre o Norte da área de concessão, o risco, como já se tinha informado, é fundamentalmente de chuva por vezes forte a intensa.
Nas próximas horas, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul com mais chuva sobre a Metade Norte. No Sul do estado, a chuva será fraca na maioria dos locais e até para em diversas cidades. Em Porto Alegre e municípios da Metade Norte, a precipitação segue intercalando períodos de fraca a forte intensidade.
Sem ar muito quente em altitude e a frente se movendo para o Norte, os raios se tornam menos frequentes e muito mais esporádicos com gradual redução do risco de temporais no restante do dia, mas a atuação de uma baixa pressão ainda pode trazer vento moderado com rajadas em pontos do estado.
Amanhã, o tempo firma mais ao Sul do estado enquanto o Norte e o Nordeste do estado ainda têm chance de chuva e garoa, especialmente na primeira metade do dia, porém com melhora posterior.
No fim de semana, o ingresso de ar seco faz com que o tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens, mas algumas áreas ainda podem ter momentos de nebulosidade, sobretudo no Leste gaúcho.
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva dia a dia para sexta, sábado, domingo e segunda no Sul do Brasil, conforme o modelo meteorológico alemão Icon, disponível a qualquer hora ao nosso assinante na seção de mapas (assine aqui).
A chuva vai retornar na segunda para o Sul e Oeste do Rio Grande do Sul, talvez chegando até pontos do Centro do estado até o final do dia. Na terça, a chuva atingirá todas as regiões do Rio Grande do Sul. Não são esperados por ora volumes excessivos. Na segunda metade da semana que vem, a chuva se concentra na Metade Norte do estado e pode ser localmente forte e com temporais isolados.
Por isso, todos ou quase todos os dias da semana que vem apresentam chance de chuva no Rio Grande do Sul. Isso não significa que vai chover todos os dias em todas as cidades do estado. Haverá dias que a instabilidade afetará mais o Sul do estado e outros mais o Norte gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.