Uma frente fria vai trazer um merecido alívio em São Paulo após um dos episódios de calor mais intenso já observados no mês de setembro desde o começo das medições meteorológicas regulares na maior cidade do Brasil, indica o prognóstico da MetSul Meteorologia.
A temperatura máxima observada ontem na estação de referência da cidade de São Paulo, no Mirante de Santana, na zona Norte, foi de 35,9ºC. Trata-se da maior marca do ano na estação do Instituto Nacional de Meteorologia.
A tarde desta quinta-feira deve ser ainda mais quente com máximas excepcionalmente altas para o mês de setembro na cidade de São Paulo. A MetSul Meteorologia projeta máximas entre 35ºC e 38ºC na maioria dos bairros da capital paulista.
Com isso, não se pode descartar a possibilidade que o recorde de máxima na capital paulista, na estação do Mirante de Santana, com dados desde 1943, seja batido. O recorde mensal de máxima em setembro na estação é de 37,1ºC, em 30 de setembro de 2020.
Para se ter ideia de como a tarde de hoje será muitíssimo mais quente que o normal, a temperatura máxima média histórica de setembro na estação do Mirante de Santana é de 25,2ºC, ou seja, a máxima de hoje pode ficar até 12ºC acima da climatologia histórica.
Meteorologistas usam para avaliar o quão quente ou fria é uma massa de ar a partir da temperatura no nível de pressão em 850 hPa, que corresponde a 1500 metros de altitude. Modelos numéricos indicam para a tarde de hoje 27ºC neste nível de altitude.
É um valor incrivelmente alto para a área da capital paulista e sinaliza uma massa de ar excepcionalmente quente. Normalmente, nesta época do ano, a temperatura neste nível de altitude na região de São Paulo fica entre 16ºC e 18ºC.
Mas tem um grande alívio do calor vindo para a cidade de São Paulo com uma frente fria que neste momento atua mais ao Sul do Brasil e traz muita chuva com temporais no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira.
Uma área de baixa pressão que acompanha a frente fria vai avançar para o oceano e dar origem a um ciclone extratropical longe da costa. O ciclone, então, impulsionará a frente para a costa do Sudeste do Brasil e mudar o tempo na região.
Nesta sexta-feira, depois do calor escaldante desta quinta-feira, a nebulosidade aumenta na cidade de São Paulo e não se descarta chuva da tarde para a noite. Como ar muito quente vai preceder a frente, não se pode afastar a possibilidade de temporal rápido.
Antes da mudança do tempo, a sexta-feira ainda vai ter tempo quente em parte do dia com marcas perto dos 30ºC. As mínimas serão muito altas na madrugada com 21ºC a 23ºC. Com a chegada da frente e a mudança do vento, a temperatura entra em declínio na segunda metade do dia e a sexta pode terminar com 16ºC ou 17ºC.
No fim de semana, a temperatura estará muito mais agradável na cidade de São Paulo com mínimas ao redor de 15ºC a 16ºC e máximas durante a tarde de 21ºC a 22ºC no sábado e em torno de 25ºC no domingo. No começo da semana que vem, ar muito quente retorna com forte a intenso calor.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.