Anúncios

Santa Maria de Itabira está sob as águas neste domingo | Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

A cidade de Santa Maria de Itabira, na região central do estado de Minas Gerais, foi duramente castigada por uma intensa tempestade de chuva que afetou a região. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, até o momento são 11 ocorrências de alagamentos, desmoronamentos e resgate de pessoas ilhadas. 

Um barranco desmoronou no bairro Poção e deixou um rastro de destruição de vários imóveis, soterrando vários moradores. Ainda não há informações sobre o número exato de vítimas na cidade e há dificuldades de acesso ao município devido aos desmoronamentos de encostas  que impedem o tráfego na rodovia MG-129, mas uma morte já foi confirmada.

“A cidade está sob as águas, situação desse tipo nós nunca vivemos. Tem diversos pontos com queda de casas, situações de soterramento. Helicóptero do Corpo de Bombeiros acabou de chegar à cidade para poder ajudar no rescaldo”, narrou Eduardo Martins, que atua na coordenação da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, em mensagens encaminhadas pelos bombeiros.

Uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas foi utilizada para realizar atendimento à população da cidade, com apoio no transporte das equipes.

O rio Tanque subiu rapidamente na região e provocou o alagamento na cidade. A Defesa Civil de Minas Gerais alertou nas redes sociais que mobilizou todo seu efetivo para enfrentar os destrastres provocados pelas fortes chuvas nas regiões da Zona da Mata e Alto Caparaó.

PREVISÃO

A MetSul alerta que a chuva vai persistir durante a semana na região. O mapa mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo Icon para o Sudeste do Brasil.

A chuva por vezes será forte e, com o solo saturado, podem ocorrer mais deslizamentos. O tempo segue muito instável em Minas nos próximos dias com novos eventos de chuva extrema em razão da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Anúncios