Falou em Expointer, lembrou chuva. Então, vai ter chuva na feira neste ano? Óbvio, mas os primeiros dias do evento terão tempo excelente e com muito sol, de acordo com as previsões da MetSul Meteorologia.
Barro é uma marca da Expointer quase todos os anos | SILVIO AVILA/AFP/ARQUIVO METSUL
A feira virou aos olhos da percepção pública sinônimo de chuva e barro. Muito barro. Afinal, o evento se dá entre os meses de agosto e setembro, dois com altas médias de chuva na climatologia histórica.
Tomando-se como base a climatologia de Porto Alegre (série 1991-2020), agosto tem média de precipitação de 120,1 mm e setembro 148,7 mm. Uma vez que a Expointer se dá nos últimos dias do inverno meteorológico (trimestre de junho a agosto) e nos primeiros da primavera meteorológica (trimestre setembro a novembro), é por demais comum que numa mesma edição sejam registrados dias de frio e temperatura elevada.
O evento ocorre em um período do ano de transição em que a alternância de massas de ar frio e quente se acentua no Rio Grande do Sul. A feira ao longo da história já teve dias escaldantes com temperaturas de até 35ºC ou mais e até gelados, como em 2006, quando se registrou chuva congelada no parque.
A feira, que muitos associam ao excesso de chuva, tem chuva em quase todos os anos e em alguns foi até excessiva, mas nem sempre é muito chuvosa. Como é um evento que dura uma semana, normalmente um dia ou dois registram precipitação.
Em 2025, a Expointer começa neste sábado com um dia ensolarado e céu azul em Esteio. A temperatura estará agradável com máximas à tarde no Parque Assis Brasil de 27ºC. Neste domingo, o sol aparece com nuvens altas e a máximas deve ficar em torno dos 26ºC no parque. O vento ganha força no final do dia.
A segunda-feira deve ser o dia mais quente da feira neste ano. Com vento Norte por vezes forte, a temperatura dispara em dia de sol e nuvens e a tarde no parque Assis Brasil pode ter máxima ao redor dos 30ºC.
Na terça, a Expointer terá um dia com muito mais nuvens, embora o sol possa aparecer. A sensação durante o dia será de relativo abafamento com máxima em Esteio em torno de 26ºC ou 27ºC.
Quarta, quinta e sexta serão dias com mais nuvens e chance de períodos de chuva e garoa. A chuva em alguns momentos poderá ser moderada a ocasionalmente forte, o que trará o tradicional barro.
No final da semana, na reta final da Expointer, os dados indicam uma massa de ar frio que melhoraria o tempo com sol no próximo fim de semana, mas com queda acentuada da temperatura nas madrugadas dos próximos sábado e domingo seguidas de tardes um pouco frias a muito amenas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.