Anúncios

Um raro tornado foi registrado nesta quarta-feira no Catar, o país da Copa do Mundo. Segundo a imprensa local e o serviço meteorológico do país, o tornado atingiu a cidade industrial de Ras Laffan, cerca de 80 quilômetros ao Norte da capital Doha e, portanto, distante dos estádios e dos locais de circulação dos turistas.


O estado do Golfo Pérsico que hospeda a Copa do Mundo de 2022 enfrentou uma série de eventos meteorológicos incomuns nos últimos meses. Hoje, nuvens escuras se formaram perto do Estádio Al Khor e choveu em pontos da cidade de Doha.

O departamento meteorológico do Catar publicou imagens do tornado logo após divulgar um aviso sobre chuva e o risco de tempestades na região desértica. O órgão usou as palavras ‘por favor, tenha cuidado’.

Um outro tornado foi detectado na cidade abandonada de Al Huwaylah, na costa Nordeste do Catar, de acordo com o órgão meteorológico. Chuva esparsa e queda de temperatura são esperadas nos próximos dias”, disse o departamento de Meteorologia.

Tornados, um evento fenômeno raro para os padrões locais, não são comuns no Oriente Médio, mas vários foram vistos no Catar em 2016. Eles geralmente são relativamente fracos, mas ainda podem causar danos significativos se atingirem áreas residenciais.

De acordo com o World Risk Index, o Catar é o país menos propenso a sofrer um desastre natural. Fazia 27ºC nesta quarta-feira, de acordo com o Met Office, no momento em que se formaram as instabilidades.

Mas não só tornados teve o Catar hoje. O país do Golfo foi atingido ainda por queda de granizo que foi registrada em alguns pontos localizados. As pessoas pegaram punhados de granizo e enviaram fotos para as redes sociais.

O granizo e os tornados ocorreram justamente no primeiro dia sem bola rolando desde que teve início a Copa do Mundo. O ex-jogador da seleção inglesa de futebol Gary Lineker chegou a comentar em suas redes sociais: “primeiro dia sem futebol, primeiro dia com uma nuvem”.

Anúncios