Tornados atingiram neste fim de semana a região de Brasília, no Distrito Federal. O primeiro episódio ocorreu ontem em Samambaia e atingiu a área urbana da localidade. Vídeo feito de dentro de uma farmácia localizada na 401/403, em Samambaia Norte, captou o momento em que a ventania associada ao tornado passou muito rapidamente em frente ao estabelecimento comercial, arrastando diversos objetos pela rua.

Eduardo Sales, funcionário da farmácia, que estava no momento em que o vídeo foi filmado, disse ao portal Metrópoles que a situação foi “tensa” e o deixou “assustado”. “[O vento] destelhou algumas casas. Vários imóveis aqui da região foram danificados. Logo que esse vento passou, veio a chuva”, contou.

Hoje cedo, as consequências da ventania ainda podiam ser vistas em pontos de Samambaia. Além da sujeira espalhada pela rua, casas e prédios tiveram os telhados arrancados pela força dos ventos do tornado, possivelmente um entre F0 e F1 na escala Fujita com vento acima de 100 km/h.

Os episódios de tempo severo na região estão associados ao retorno da instabilidade para o Planalto Central após mais de quatro meses de seca e sem precipitação. A maior umidade com a atmosfera aquecida forma nuvens de desenvolvimento vertical principalmente da tarde para a noite.

A temperatura em 850 hPa, a 1.500 metros de altitude, atingia 24ºC neste domingo, o que é extremamente alta e, com alta umidade, favorece a formação de nuvens de temporal, risco que a MetSul advertia para este fim de semana no Distrito Federal.

Foi o que causou um segundo tornado neste domingo na região de Brasília. Um tornado atingiu a Floresta Nacional de Brasília, assim uma área escassamente povoada e não urbana, como se deu na véspera em Samambaia. Assim, não há relatos de danos em consequência deste segundo episódio.

O tipo de tornado que atingiu a região de Brasília

Os tornados que atingiram Brasília são conhecidos como landspout, no jargão da Meteorologia dos Estados Unidos. O termo landspout é de do meteorologista Howard B. Bluestein e foi pra primeira vez usado em 1985. O tornado deste tipo não ocorre sob a presença de mesociclone de uma tempestade.

Tornados desta natureza se dão em nuvens em fase de crescimento e desenvolvimento vertical do tipo cumuliforme. As nuvens Cumulus são aquelas com aspecto de algodões no céu. Este tipo de ocorrência meteorológica, em regra, é mais fraca que os tornados que são sob tempestades severas, entretanto são capazes de provocar danos.

Os landspouts são semelhantes na sua formação com as trombas d’água, os tornados que se formam sobre superfície de água. O termo em Inglês para tromba d’água é waterspput. Os dois, com efeito, não raro têm a forma de um tubo helicoidal e altamente translúcido.

Nem todos os landspouts são visíveis, e muitos são identificados apenas quando se observa a nuvem de detritos na superfície antes que preencham a coluna giratória de condensação e poeira. Os landspouts são mais comuns em climas semiáridos e secos caracterizados por bases de nuvens altas e alta instabilidade de baixo nível perto da superfície.

Mais temporais e risco de danos

O risco de temporais, alguns fortes a severos, permanece em Brasília nesta semana. A cidade terá dias de sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade com pancadas isoladas e risco de tempestades localizadas mais da tarde para a noite até quarta-feira.

Entre quinta-feira e o começo da semana que vem, com o canal de umidade que vai se organizar com o avanço de uma frente fria, a chuva será frequente na área do Distrito Federal com pancadas por vezes fortes a torrenciais e risco maior de temporais na região.