Anúncios

Parecia cena de filme daqueles sobre fenômenos meteorológico (não raro exagerados) como estamos acostumados a ver em canais como NatGeo e Discovery na tevê por assinatura. Passageiros e trabalhadores do Aeroporto Internacional de Denver (DIA), estado americano do Colorado, tiveram ontem momentos de pavor quando um tornado se formou sobre o aeródromo.


Como aeroportos nos Estados Unidos possuem uma enorme quantidade de equipamentos meteorológicos foi possível se ter uma ideia do vento. O funil cruzou as pistas 34L e 34R a uma distância pequena do terminal. Meteorologistas de canais locais de TV de Denver informaram que estação no aeroporto registrou 156 km/h antes de sair do ar, possivelmente danificada.


Devido ao tornado, milhares de pessoas nos terminais tiveram que buscar refúgio (fotos abaixo) em abrigos de tempo severo já designados previamente no aeroporto, como em banheiros. Aliás, foi algo que me chamou atenção em viagem aos Estados Unidos no começo deste mês. No Aeroporto de O’Hare em Chicago pude ver vários indicativos de “severe weather shelter” (abrigo de tempo severo) em placas colocadas nas portas dos banheiros. Claro, o desenho ao lado da frase era de um tornado.


Conforme a mídia, não houve feridos ou danos nos terminais. Boletins meteorológicos (metares) do aeroporto indicaram toda a passagem do tornado, representado por +FC (FC é funnel cloud ou nuvem funil), código usado na Meteorologia aeronáutica.

Conforme o Denver Post, pelo menos nove voos tiveram que alternar devido à formação do tornado na área do Aeroporto Internacional de Denver. A primavera é o período mais propicio ao fenômeno nos Estados Unidos e neste ano, diferentemente de 2012 que foi de relativa calmaria, tem sido registrado um número maior de tornados no país. Os piores se deram na segunda metade de maio em Oklahoma. (Com imagens do Twitter)