Anúncios

Imbé e Tramandaí têm uma tarde de sábado com muitas nuvens funis e até um tornado, mostram diversos vídeos feitos pelo público.

Uma tromba d’água (tornado sobre massa de água) foi registrada no oceano na tarde deste sábado (17) no balneário de Imara, em Imbé, no Litoral Norte gaúcho. A tromba avançou para terra, caracterizando um tornado. Não há relatos de danos pois se tratou de um tornado fraco F0 na escala Fujita


O funil ocorreu na base de uma nuvem carregada que trazia chuva sobre o mar na costa, acompanhando a instabilidade que predomina neste sábado nas praias do Litoral Norte gaúcho.

O jornal Correio do Imbé divulgou imagens da tromba d’água junto à orla no município nesta tarde. Veja os vídeos do fenômeno na praia.

O jornal Correio de Imbé divulgou ainda fotografia de duas nuvens funis pequenas sobre a área urbana do município, indicando uma atmosfera com alta vorticidade.

Nuvens funis sobre Imbé na tarde deste sábado | Correio do Imbé/Divulgação

Os funis se formaram também na área do município vizinho de Tramandaí com muitos registros visuais do público.

Uma área de baixa pressão atua no oceano e isso traz maior vorticidade na atmosfera no Leste do Sul do Brasil e de São Paulo. 


Com a presença de nuvens carregadas geradas pela umidade alta, sob ambiente de maior vorticidade, o cenário se torna propício para rotação e a formação destes funis que, ocasionalmente, podem evoluir para um tornado de baixa potência e curta duração se avançarem para terra. Foi o caso do tornado de Imbé nesta tarde. Fato semelhante ocorreu em novembro passado em Palmares do Sul, também no Litoral Norte gaúcho.

Assim, a possibilidade de novos episódios de tromba d’água no litoral do Sul do Brasil e de São Paulo não pode ser descartada neste começo de semana, de acordo com a Meteorologista Estael Sias. 

Anúncios