Radio Vang

Temporais atingiram as cidades de Camargo, Marau e Vila Maria durante a tarde da terça-feira e causaram destruição em diversos imóveis. A ventania foi por um curto momento, mas intensa. Galpões comerciais e casas foram atingidos. Uma criança ficou ferida por estilhaços de vidro em Camargo. Os municípios ainda contabilizam os estragos, mas algumas estradas chegaram a ser obstruídas por galhos derrubados com o vento no interior. 

O município mais atingido foi Camargo. A Prefeitura decretou na manhã desta quarta a situação de emergência em função da tempestade severa com vento e granizo. Houve estragos em centenas de residências, em empresas e na sede da prefeitura. Ainda ontem, equipes distribuíram lonas para famílias que foram atingidas. Os bairros mais atingidos foram Primavera e Santo Antônio.

L

O fornecimento de energia elétrica, água e telefonia ainda está comprometido em razão dos estragos. Um levantamento detalhado dos estragos será realizado no decorrer desta quarta-feira. Recentemente o munício de Camargo, com cerca de 3 mil habitantes, havia decretado situação de emergência em função da estiagem.

A tempestade severa que atingiu o município do Norte gaúcho ocorreu em uma atmosfera muito instável de ar quente e úmido com a atuação de uma corrente de jato em baixos níveis no Norte gaúcho, gerando padrão de vento divergente e favorável à atividade tornádica. 

A hipótese mais provável na análise da MetSul é que um tornado envolto em chuva tenha atravessado parte da área urbana do município. As imagens mostram um rastro de destruição e uma faixa de troncos decepados no tronco pelo vento. Moradores relataram que o vento destrutivo foi muito rápido e que os telhados foram sugados para cima. 

Como não é um município plano e há variações de altitude, e o tornado é um fenômeno variável em intensidade, a magnitude dos danos variou de um local para outro. Pontos mais altos estão sujeitos a vento mais forte na passagem do funil de vento. O tornado possivelmente foi de fraca intensidade a julgar pelos danos, situando-se na faixa intermediária da categoria F1 com vento estimado entre 120 km/h e 150 km/h.