Anúncios

Tornado causou grande destruição em bairros da zona Leste de Nova Orleans | CHIEF C MICKAL/NEW ORLEANS FIRE DEPARTMENT

Um grande e destrutivo tornado atingiu o setor Leste da cidade de Nova Orleans, estado norte-americano da Louisiana, na noite de terça-feira, causando graves danos e matando pelo menos uma pessoa na área da paróquia de St. Bernard. O tornado ocorreu em meio a uma onda de tempo severo no Sul do Estados Unidos que provocou tornados também no Texas.


Um homem de 26 anos foi dado como morto depois que os socorristas o encontraram do lado de fora de sua casa no bairro de Arabi por volta das 22h da terça. hora local. Outros moradores foram hospitalizados com ferimentos que não representam risco de vida.

O bairro de Arabi, entre Lower Ninth Ward e Chalmette, foi a área mais atingida pelo tornado. “Houve uma devastação severa”, disseram as autoridades.

“Temos casas que foram completamente arrasadas. Temos casas que foram retiradas de suas fundações e sofreram graves danos estruturais”, afirmou o governo local.

St. Bernard, localizada a Leste de Nova Orleans, perto do do Golfo do México e do Rio Mississippi, experimentou algumas das piores inundações do furacão Katrina há quase 17 anos. Mais da metade das 25.000 casas da localidade foram perdidas no furacão de agosto de 2005 e as autoridades na época temiam que os moradores não voltassem.

O tornado passou por Nova Orleans ontem antes das 20h, horário local, enquanto se dirigia para o Leste. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de tornado para vários condados no centro do Alabama e confirmou pouco depois das 21h que um tornado atravessou o condado de Shelby, perto do Cahaba River Park, cerca de 16 quilômetros a Sudeste da cidade de Birmingham.

Vídeos gravados de vários pontos na área de Nova Orleans mostraram um vórtice cinza girando através do Rio Mississippi em direção ao Lower 9th Ward e o bairro de Arabi, seguindo depois para o Leste de Nova Orleans antes de tomar o rumo Norte. As imagens registradas por moradores são assustadoras.

O Gabinete do Corpo de Bombeiros do estado de Louisiana informou que equipes de reservistas do Exército dos Estados Unidos das áreas de Nova Orleans e Baton Rouge foram enviadas para áreas afetadas pelos tornados.

O escritório dos bombeiros relatou que mais de 100 socorristas se juntaram ao esforço. As operações de busca e salvamento seguiram durante a madrugada desta quarta, uma vez que ainda havia pessoas sob escombros.

Tornados não são incomuns na região de Nova Orleans. Há registros nas bases de dados de ao menos sete significativos (EF2 ou mais fortes) na área metropolitana desde 1950. Em 1953, um tornado EF2 percorreu um caminho semelhante ao registrado ontem à noite. A Oeste da cidade, um EF4 atingiu LaPlace, Lousiana, em 6 de dezembro de 1983.

Um tornado atingiu Nova Orleans pela última vez em 7 fevereiro de 2017 com ventos estimados pelo Serviço Nacional de Meteorologia de até 220 km/h. A tempestade danificou mais de 600 casas e feriu 33 pessoas à época. O tornado que percorreu quase 20 quilômetros foi classificado como um EF3 na escala aprimorada de Fujita.

Após os tornados em partes da Louisiana e do Mississippi na terça-feira, tempo firme é esperado hoje na região. A instabilidade se move para Leste nos Estados Unidos.

Uma faixa do extremo Sul da Virgínia até a Flórida terá chance de inundações, granizo, rajadas de vento destrutivo e tornados isolados ao longo desta quarta-feira. Embora as tempestades severas sejam menos generalizadas, há risco de mais danos por tornados isolados.

Anúncios