Anúncios

Um terremoto muito forte foi registrado na noite desta sexta-feira próximo ao arquipélago São Pedro e São Paulo. O evento de magnitude 6,9 foi registrado às 21h43 UTC por estações da Rede Sismográfica Brasileira operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

O epicentro foi localizado a cerca de 282km a Leste de São Pedro e São Paulo (dentro do limite da Zona Econômica Exclusiva), a 816km a Nordeste de Fernando de Noronha, a 1.193km a Nordeste de Natal, a 1.338km a Norte-Nordeste de Recife e a 1.405km a Leste-Nordeste de Fortaleza.

“Dada a magnitude e a proximidade de São Pedro e São Paulo é possível que o evento tenha sido sentido pelos pesquisadores que da região”, destacou a Rede Sismógrafica Brasileira. Há alerta para a possibilidade de réplicas nas próximas horas ou dias, mas enfatiza-se não há riscos de tsunami.

Isso porque o movimento da falha sísmica é do tipo transcorrente, ou seja, há apenas um movimento horizontal, e não o vertical que pode gerar tsunamis.

Anúncios