Portugal faz história com Alpha ao ser atingido pela primeira tempestade do alfabeto grego depois de 15 anos sem que o alfabeto fosse utilizado para identificar os ciclones tropicais no Atlântico.
A tempestade subtropical Alpha passou a atuar no país nesta sexta-feira, especialmente entre Leiria e Coimbra, e agora atingirá outras áreas do território português com vento forte, trovoadas, aguaceiros e até tornados.
Tornado?️ em é Lagameças, perto de #Setubal.
Impressionante!
Credit: Café Esperança#Invest99L pic.twitter.com/BBQh9xXpi2— Meteo Trás-os-Montes – Portugal (@MeteoTrasMontPT) September 18, 2020
Manhã complicada em #Setúbal!
A "lotaria" continua, locais colapsam com tanta água em pouco tempo, em outros pouco ou nada choveu… As trovoadas são assim, caprichosas! ☔#FMA #Invest99L pic.twitter.com/EYH4PE58A8— Meteo Trás-os-Montes – Portugal (@MeteoTrasMontPT) September 18, 2020
#FMA #Alpha #Invest99L
Situação complicada no mar.
?Peniche pic.twitter.com/s4UEHpkUUc— Meteo Trás-os-Montes – Portugal (@MeteoTrasMontPT) September 18, 2020
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o NHC, a tempestade deve atingir as regiões dos distritos de Vila Real e da Guarda, seguindo depois para a Espanha. Os impactos em Portugal serão sentidos até este sábado, especialmente no Norte do país.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso laranja para os distritos de Coimbra e Leiria, onde a tempestade Alpha terá maior força. Estão previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoada, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento. As rajadas devem passar de 100 km/h.