Anúncios

O Sul do Brasil ainda vai ter instabilidade e registro de chuva nesta terça-feira com maior tendência de chuva em Santa Catarina e no Paraná. No Rio Grande do Sul, a precipitação será muito mal distribuída e grande número de municípios terá um dia de tempo firme e sem chuva.

Chuva segue nesta terça em vários pontos do Sul do Brasil e pode ser forte em setores localizados. Curitiba (foto) é uma das cidades que deve ter mais um dia com registro de chuva. | GILSON ABREU/AEN

Como era previsto, a instabilidade foi maior hoje na Metade Norte gaúcha enquanto na Metade Sul choveu pouco ou nada na grande maioria dos municípios. Os acumulados mais elevados de precipitação se deram entre o Noroeste e o Norte do estado.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram acumulados até o final da tarde desta segunda de 81 mm em Santo Augusto, 66 mm em Santa Rosa, 61 mm em Passo Fundo e 55 mm em Palmeira das Missões.

Já a rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres indicou acumulados até o fim da tarde de hoje de 110 mm em Redentora, 107 mm em Horizontina, 76 mm em Santa Rosa, 69 mm em Pedro Osório, 64 mm em Passo Fundo, 62 mm em Ijuí, 54 mm em Vacaria e 53 mm em Entre-Ijuís.

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta terça, mas no Norte do estado e na Metade Leste o dia ainda tem períodos de maior nebulosidade com momentos de céu nublado a encoberto.

Nestas áreas do estado, a nebulosidade pode trazer chuva ou garoa em diferentes momentos do dia. Mesmo pancadas isoladas não são descartadas em razão de nuvens Cumulus localizadas pela circulação de umidade interagindo com o aquecimento diurno.

Santa Catarina e Paraná

Em Santa Catarina e no Paraná, mais um dia de instabilidade. Chove em diversas regiões dos dois estados, ao menos em parte do dia, nesta terça-feira. Áreas de instabilidade avançam de Oeste para Leste. A partir do Oeste, porém, o tempo deve começar a ter melhoria e o sol aparece. Por isso, a instabilidade será maior no Leste dos dois estados.

O Oeste catarinense voltou a ter chuva forte nesta segunda com acumulados em 24 horas até o final da tarde de hoje de 60 mm em Itapiranga e Dionisio Cerqueira, e 48 mm em São Miguel do Oeste. Choveu isoladamente forte no Planalto Sul e no Nordeste de Santa Catarina com marcas localizadas acima de 50 mm, como 53 mm em Lages. No Sudoeste do Paraná, a chuva voltou a ser forte também com quase 70 mm em pontos de Foz do Iguaçu.

Mais água a caminho

Entre quinta e sexta-feira uma profunda área de baixa pressão instabiliza bastante a atmosfera no Sul do Brasil com chuva, que será localmente intensa e volumosa em várias localidades. O risco de temporais isolados ainda será alto e com alto potencial para granizo e vendavais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.