Anúncios

O município de Osório, no Litoral Norte gaúcho, escapou de ser cena de uma tragédia na noite de domingo, quando a passagem de um forte temporal pela cidades causou estragos e o colapso da estrutura de um circo no meio de uma apresentação.

Foto aérea da manhã desta segunda-feira mostra como ficou o circo que desabou durante vendaval na noite de ontem em Osório | GABRIEL GOMES

De acordo com informações da Prefeitura de Osório, cerca de 200 pessoas assistiam ao espetáculo circense quando a lona do circo caiu durante a passagem do forte temporal pela localidade do litoral gaúcho.

Com o desabamento da estrutura e da lona do circo pelo vendaval, houve mobilização de unidades do Corpo de Bombeiros e de ambulâncias da SAMU na região para atender vítimas.

A Prefeitura Municipal de Osório informou que no episódio dez pessoas ficaram feridas e todas sem gravidade, tendo recebido cuidados médicos pelas equipes de emergência.

Assim que a ventania começou, os espectadores começaram a ser evacuados. Apesar disso, 100 pessoas teriam ficado embaixo da lona quando ela desabou.

Inicialmente, as pessoas foram abrigadas em outras estruturas do próprio circo, como bilheterias, sanitários e um ônibus usado pelos artistas do estabelecimento.

Na manhã de hoje, a reportagem do jornal Correio do Povo testemunhou vítimas do desabamento de volta ao circo para recolher os pertences deixados no momento da evacuação e do desabamento pelo temporal.

Segundo nota divulgada pelo Circo Fox, instalado no bairro Medianeira, pessoas que estavam na plateia sofreram ferimentos. O desabamento ocorreu no último espetáculo de domingo, às 20h30.

O desabamento do circo não foi a única ocorrência pelo temporal na cidade. Dezenas de casas foram destelhadas pelo vendaval em Osório que ficou sem luz pelo impacto na rede elétrica da tempestade severa.

A meteorologista da MetSul Estael Sias explica que houve a passagem de uma linha de instabilidade por Osório na noite de domingo com fortes a intensos vendavais ao longo de sua extensão e que depois atingiu praias do Litoral Norte.

Ao longo desta linha, rajadas de vento ao redor e acima de 100 km/h foram observadas com estragos e falta de energia em diferentes municípios do Litoral Norte gaúcho. Em Tramandaí, as rajadas de vento atingiram 92 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.