O município de Osório, no Litoral Norte gaúcho, escapou de ser cena de uma tragédia na noite de domingo, quando a passagem de um forte temporal pela cidades causou estragos e o colapso da estrutura de um circo no meio de uma apresentação.

Foto aérea da manhã desta segunda-feira mostra como ficou o circo que desabou durante vendaval na noite de ontem em Osório | GABRIEL GOMES

De acordo com informações da Prefeitura de Osório, cerca de 200 pessoas assistiam ao espetáculo circense quando a lona do circo caiu durante a passagem do forte temporal pela localidade do litoral gaúcho.

Com o desabamento da estrutura e da lona do circo pelo vendaval, houve mobilização de unidades do Corpo de Bombeiros e de ambulâncias da SAMU na região para atender vítimas.

A Prefeitura Municipal de Osório informou que no episódio dez pessoas ficaram feridas e todas sem gravidade, tendo recebido cuidados médicos pelas equipes de emergência.

Assim que a ventania começou, os espectadores começaram a ser evacuados. Apesar disso, 100 pessoas teriam ficado embaixo da lona quando ela desabou.

Leia tambémTemporais avançam neste fim de semana com risco de danos e transtornos

Inicialmente, as pessoas foram abrigadas em outras estruturas do próprio circo, como bilheterias, sanitários e um ônibus usado pelos artistas do estabelecimento.

Na manhã de hoje, a reportagem do jornal Correio do Povo testemunhou vítimas do desabamento de volta ao circo para recolher os pertences deixados no momento da evacuação e do desabamento pelo temporal.

Segundo nota divulgada pelo Circo Fox, instalado no bairro Medianeira, pessoas que estavam na plateia sofreram ferimentos. O desabamento ocorreu no último espetáculo de domingo, às 20h30.

O desabamento do circo não foi a única ocorrência pelo temporal na cidade. Dezenas de casas foram destelhadas pelo vendaval em Osório que ficou sem luz pelo impacto na rede elétrica da tempestade severa.

Leia tambémJato traz vento de quase 100 km/h, causa estragos e provoca calor recorde

A meteorologista da MetSul Estael Sias explica que houve a passagem de uma linha de instabilidade por Osório na noite de domingo com fortes a intensos vendavais ao longo de sua extensão e que depois atingiu praias do Litoral Norte.

Ao longo desta linha, rajadas de vento ao redor e acima de 100 km/h foram observadas com estragos e falta de energia em diferentes municípios do Litoral Norte gaúcho. Em Tramandaí, as rajadas de vento atingiram 92 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.