O Rio de Janeiro vem de uma longa sequência de dias de muito calor e o pior ainda está por vir nesta semana com condições perigosas de temperatura, especialmente durante esta primeira metade da semana, alerta a MetSul Meteorologia.

Rio de Janeiro começa semana com calor opressivo | TERCIO TEIXEIRA/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Diante do calor extremo, a Prefeitura do Rio anunciou medidas para enfrentar as altas temperaturas previstas para a semana. Caso a cidade atinja Nível de Calor 4 (NC-4), serão abertos 58 pontos de resfriamento, haverá paradas para hidratação de trabalhadores expostos ao sol e a rede de saúde será reforçada para atender possíveis casos de desidratação e outros problemas causados pelo calor.
A Prefeitura recomenda maior ingestão de água, uso de roupas leves e evitar exposição ao sol nos horários de pico. O Protocolo de Calor, implementado pelo COR-Rio, classifica o calor em cinco níveis de risco e determina ações específicas para cada um.
No nível mais alto (NC-5), eventos na cidade devem seguir regras como distribuição de água e instalação de aspersores. Desde o início de 2025, o Rio ficou 27 dos 45 primeiros dias do ano fora do NC-1.
A Secretaria Municipal de Saúde já detectou aumento nos atendimentos por problemas relacionados ao calor, como desidratação e agravamento de doenças crônicas. Em janeiro, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas com esses sintomas. Idosos e crianças são os mais vulneráveis e devem receber atenção especial.
Conforme a previsão da MetSul Meteorologia, os piores dias de calor nesta semana tendem a ser hoje e amanhã, mas os dados apontam que a quinta-feira também pode ser excessivamente quente.
Nesta segunda, as máximas na cidade do Rio de Janeiro e na área metropolitana devem ficar entre 40ºC e 42ºC à sombra, mas pelo efeito das ilhas de calor urbanas haverá locais sem medição meteorológica com calor mais intenso.
Amanhã, terça-feira, vários pontos da cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Baixada e outras localidades da região metropolitana da capital fluminense devem ter máximas à tarde à sombra entre 40ºC e 43ºC.
Na quarta-feira, embora siga muito quente, o calor deve ceder com máximas de 37ºC a 39ºC, mas superiores em alguns pontos. Na quinta, o calor volta a aumentar e podem ser anotadas máximas de 40ºC a 42ºC. Na sexta, o calor recua novamente, apesar de seguir muito intenso, com máximas de 37ºC a 39ºC.
Os dados indicam que no próximo fim de semana e na primeira metade da semana que vem o calor não daria trégua com marcas todos os dias de 37ºC a 40ºC nos pontos mais quentes da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Uma bolha de calor está instalada no momento no Sudeste do Brasil em padrão de bloqueio atmosférico que reduz a chuva em grande parte da região e traz temperatura muito alta.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.