O forte temporal que atingiu o Norte do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (1º) deixou um rastro de destruição em comunidades rurais de São José do Ouro e Machadinho.

BOMBEIROS DE SÃO JOSÉ DO OURO
O temporal foi marcado por chuva muito intensa em curto período, ventos de grande intensidade e queda de granizo, causando danos em residências, galpões, estruturas agrícolas, lavouras e na rede viária do interior.
Em São José do Ouro, os Bombeiros Voluntários mobilizaram equipes logo nas primeiras horas da manhã para atender as ocorrências provocadas pelo mau tempo. Os trabalhos se concentraram principalmente nas comunidades de Cerro Azul e Tanque, onde foram registrados os maiores estragos.
As equipes prestaram auxílio às famílias afetadas, distribuíram lonas para cobertura emergencial de imóveis danificados e iniciaram o levantamento dos prejuízos. A Defesa Civil e outros órgãos municipais também participaram das ações de atendimento.
Os ventos fortes destelharam pelo menos oito residências e provocaram danos em galpões e outras construções rurais. Estruturas metálicas também foram atingidas pela força das rajadas.
Um dos pontos mais afetados foi uma cooperativa localizada às margens da ERS-343, na comunidade de Cerro Azul. Parte da estrutura de um silo foi destruída pelo vento, evidenciando a intensidade da tempestade que passou pela região.
Na comunidade do Tanque também houve prejuízos em propriedades rurais. Casas, galpões e instalações agrícolas sofreram danos, enquanto enxurradas provocadas pela chuva intensa atingiram lavouras e causaram erosão em diferentes áreas.
Além disso, foram registradas quedas de árvores em diversos pontos, incluindo a divisa entre São José do Ouro e Machadinho, dificultando o trânsito e exigindo a atuação das equipes para desobstrução das vias. O granizo também foi observado em várias localidades do interior.
Em Machadinho, a chuva intensa atingiu principalmente as comunidades da Linha Tessaro, Distrito de Bela Vista, São Miguel e localidades vizinhas. Agricultores encaminharam fotos e vídeos que mostram os impactos provocados pelo temporal.
As imagens registraram árvores derrubadas nas proximidades da Escola de Bela Vista, erosões em propriedades rurais e áreas cobertas por pedras de granizo. A força da água também abriu valetas e provocou danos em estradas vicinais.
Moradores relataram que nunca haviam testemunhado um temporal tão intenso, com grande volume de chuva e ventos extremamente fortes concentrados em poucos minutos.
Em razão dos danos nas estradas rurais, a Prefeitura de São José do Ouro cancelou o transporte escolar no interior durante o turno da tarde. A medida foi adotada para preservar a segurança dos estudantes, motoristas e demais integrantes da comunidade escolar. As aulas, entretanto, foram mantidas normalmente.
Até o momento, não há registro de pessoas feridas. As equipes dos Bombeiros Voluntários, da Defesa Civil e da administração municipal seguem percorrendo as áreas atingidas para prestar assistência às famílias e concluir o levantamento dos danos.
Os temporais são consequência de uma frente semi-estacionária sobre o Sul do Brasil e que vem provocando temporais na região desde o começo da semana. Com o aporte de ar quente em altitude, trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, há energia para a formação de células de tempestades.
A MetSul Meteorologia alerta que o risco de temporais segue em pontos isolados entre a tarde e a noite de hoje na Metade Norte gaúcha. Nesta quinta (2), com o avanço do ar polar, há risco de novas ocorrências de tempo severo na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Oeste e o Sul do Paraná.