Anúncios

Forte temporal no começo desta noite atingiu Porto Alegre com chuva torrencial, muitos raios e fortes a localmente intensas rajadas de vento. Mais cedo, às 16h, a cidade já havia registrado chuva forte passageira depois de horas de muito calor.

GABRIEL WOLKIND

A instabilidade do começo da noite, entretanto, foi mais forte com chuva torrencial de maior duração e ainda rajadas de vento do Sul ao Norte da cidade enquanto no temporal da tarde houve menos vento.

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo, no Sul da capital, registrou rajada de vento de 82 km/h. Outras estações na cidade apontaram, em média, vento de 60 km/h a 70 km/h.

A chuva foi torrencial por cerca de 20 a 30 minutos, causando alagamentos e acúmulo de água nas vias em diversos bairros da capital gaúcha.

A chuva acumulada do dia até às 22h chegou a 41 mm no bairro Higienópolis, 38 mm no Cristal, 37 mm no Jardim Botânico, 29 mm na Auxiliadora, e 22 mm em Belém Novo, Agronomia e Partenon.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou três pontos com bloqueio total por alagamento e um ponto de bloqueio parcial por acúmulo de água em razão da forte tempestade que atingiu a Capital na noite deste domingo.

Houve bloqueio total por alagamentos na Brasiliano Índio de Moraes (Viaduto do Obirici), Sertório com Sergio Jungblut Dieterich e Sertório com Serafim Alencastro. Já o bloqueio parcial por acúmulo de água ocorreu na Cristiano Fischer, perto da PUCRS.

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, duas árvores caíram sobre uma casa devido ao temporal com rajadas de vento forte na Avenida Elvio Antonio Filipetto, no bairro Santa Rosa de Lima. Há bloqueio total na Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas, nº 72, devido à queda de uma árvore na via.

O ar muito quente e instável, a aproximação da frente que começou a ingressar pela fronteira e a atuação de uma corrente de jato trouxeram os temporais deste domingo em Porto Alegre. A temperatura durante a tarde passou dos 35ºC na cidade.

De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, o tempo segue instável com muitas nuvens nesta segunda-feira e ainda chove na capital. O risco de chuva por vezes forte a intensa prossegue com a aproximação de ar mais frio pelo Sul que encontrará o ar ainda quente e úmido.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.