Anúncios

Granizo chamado de descomunal com pedras de 10 cm a 15 cm e pesando até meio quilo atingiram localidades da província argentina de San Luis na tarde de hoje em meio a uma brutal onda de calor tropical | REDES SOCIAIS

Tempestades severas atingiram na tarde e no começo da noite deste sábado províncias do Centro e do Oeste da Argentina. Violentos temporais castigaram La Pampa, San Luis e o Sul da província de Buenos Aires com vendavais destrutivos e granizo de tamanho variado, inclusive gigante a descomunal em alguns pontos.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alertas de níveis laranja e amarelo para tempestades em áreas das províncias de Córdoba, San Luis, La Pampa, Río Negro, Santa Fé e Buenos Aires; outro do mesmo nível pelo vento Zonda para Mendoza e San Juan.


Mendoza vive neste sábado um dos dias mais quentes de sua história com ruas desertas devido ao vento Zonda e ao calor de 45ºC. Várias zonas da província são afetadas por cortes de energia. A umidade relativa do ar caiu a impressionante 1% em alguns pontos com o vento Zonda intenso extremamente seco e quente que desce da Cordilheira para a planície.

A empresa de energia Edemsa que serve Mendoza publicou em suas redes sociais um comunicado afirmando que em grande parte da província “houve cortes por sobrecarga nas áreas de Luján de Cuyo, Maipú e outros setores da Grande Mendoza “.


Além disso, a Edemsa especificou que “devido ao aumento da intensidade do vento Zonda na área de Potrerillos, e a pedido das autoridades do Meio Ambiente e da Defesa Civil, foi formalmente solicitado um corte preventivo de energia em toda a área, a fim de evitar incêndios devido à queda de linhas de energia”.

Uma massa de ar frio começa a ingressar na Patagônia e a frente fria na sua dianteira encontra a massa de ar quente excepcionalmente quente que cobre o Centro e o Norte da Argentina, gerando uma linha de instabilidade poderosa com tempestades severas a violentas. Em La Pampa, houve queda de granizo gigante e um possível tornado na cidade de Puelen.

A mesma linha de instabilidade alcançou o Sul da província de Buenos Aires com uma violenta tempestade de vento e chuva na cidade de Bahia Blanca, que ficou sem luz pela tempestade.O violento vendaval fez com que caísse a linha de alta tensão 500 kV Choele-Bahía do Sistema Interligado Nacional da Argentina. Há numerosos danos e feridos na cidade. Boletim meteorológico especial METAR do aeroporto de Bahia Blanca das 19h34 deste sábado reportou rajadas de vento de 146 km/h.

Na província de San Luis, pedras de granizo gigantescas caíram nas localidades de Nueva Galia e Fortuna. As pedras de granizo chegaram a ter diâmetros de 10 cm a 15 cm com peso de quase meio quilo. Pedras deste tamanho se inserem na categoria do que se denomina de granizo descomunal.

A MetSul Meteorologia havia advertido que o avanço de uma massa de ar muito fria de Sul que encontraria uma massa de ar excepcionalmente quente provocaria tempestades violentas com granizo gigante e até tornados entre a tarde e noite deste sábado nas regiões afetadas da Argentina.

O maior risco agora se transfere para áreas mais ao Norte à medida que esta linha de instabilidade poderosa tende a se intensificar ainda mais nesta noite e madrugada de domingo, alcançando as regiões mais populosas da Argentina e depois o Uruguai.

Trata-se de uma situação de extremo perigo nos países do Prata. Os mapas acima do modelo europeu mostram a linha de instabilidade avançando nesta noite e no começo do domingo com enorme intensidade pela província de Buenos Aires até alcançar a capital e outras províncias do Centro argentino, além do Uruguai.

A cidade de Buenos Aires e sua área metropolitana (coburbano) têm risco de tempo muito severo amanhã cedo à medida que a linha vai seguir pela província com chuva torrencial, vendavais (alguns destrutivos) e granizo de variado tamanho. Os temporais chegam ao Uruguai, mas com a linha mais enfraquecida, mas ainda assim partes do território uruguaio devem ter tempestades severas com risco de danos.

A instabilidade deve alcançar parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite deste domingo, especialmente cidades do Oeste e do Sul, e uma vez que a temperatura vai estar altíssima com marcas perto e acima de 40ºC há risco de temporais fortes a intensos com danos. Outras áreas de instabilidade com tempo severo podem se formar no estado em consequência do calor excessivo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios