Anúncios

Fortes temporais atingiram o Uruguai nesta segunda-feira com o deslocamento de uma frente fria pelo país vizinho que formou nuvens muito carregadas de tempestades. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) chegou a colocar todo o país em alerta para chuva intensa e fortes tempestades durante a tarde com aviso laranja na maioria dos departamentos.

No fim da tarde e no começo da noite, intensos temporais atingiram departamentos do Norte e do Nordeste uruguaio, mais próximos do Rio Grande do Sul, à medida que a frente fria se movia para o estado do Sul do Brasil. Ao norte de Tacuarembó, o observador meteorológico Matias Mederos fez um impressionante vídeo ao conseguir interceptar uma intensa tempestade com raios e granizo.

O prefeito de Cerro Largo, José Yurramendi, solicitou ao governo nacional o envio de helicóptero para permanecer em seu departamento durante os próximos dias para garantir assistência a qualquer família que esteja isolada devido às novas enchentes previstas. Um novo alerta laranja do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) incluiu aquela área no aviso de tempestades semelhantes às ocorridas na semana passada.

Na última quinta-feira, o transbordamento da ribeira dos Conventos obrigou à evacuação de centenas de famílias na cidade de Melo, enquanto um punhado de cidadãos foi evacuado das suas casas pelas autoridades. Situação semelhante ocorreu em Rio Branco, com menos afetados.

E embora em Melo quase todos tenham regressado às suas casas e em Río Branco “muito poucas pessoas” o tenham feito, as novas chuvas ameaçam provocar novas inundações. A informação foi relatada ao jornal El País por Alejandra Rivero, coordenadora do Centro Departamental de Coordenação de Emergências (Cecoed) de Cerro Largo. A sua organização está “em alerta” e foram organizadas visitas às zonas afetadas, bem como locais de permanência dos evacuados.

Passagem da frente fria por Maldonado | LEONOR HERNANDEZ

Chegada da frente fria em Canelones | GIABELST

Hoje, durante o dia, nuvens muito carregadas avançaram pelo Uruguai com a frente fria. A MetSul recebeu imagens das nuvens de tempestade que passaram na tarde de hoje pelos departamento de Canelones e Maldonado.

Meteorologista do Instituto Uruguaio de Meteorologia publicou em suas redes sociais fotos das grandes pedras de granizo que caíram em pontos do território uruguaio, acompanhando os fortes temporais que se deslocaram pelo país ao longo desta segunda-feira.

A MetSul antecipa que os mais altos acumulados de chuva devem ocorrer nos departamentos de Artigas, Salto, Rivera, Paysandú, Tacuarembó, Cerro Largo,Treinta y Tres e Rocha. Os volumes de chuva em pontos destes departamentos devem ficar perto e acima de 100 mm com marcas em áreas mais próximas do Brasil de 100 mm a 150 mm e isoladamente superiores que podem se aproximar ou passar de 200 mm.