Anúncios

Frente fria avançava pelo Uruguai na tarde desta segunda com temporais | LEONOR HERNANDEZ

O Rio Grande do Sul teve hoje uma tarde de calor muito intenso para os padrões do mês de setembro. A máxima na rede de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 36,6ºC em Campo Bom, a mais alta deste inverno, a mais elevada desde o dia 14 de fevereiro, quando fez 38,2ºC e a maior máxima em setembro desde 2019, quando no dia 9 fez 38,0ºC.

Quase todas as estações oficiais da Metade Norte gaúcha tiveram marcas à tarde acima de 30ºC, exceção dos Campos de Cima da Serra pela maior altitude. A Serra registrou 31,3ºC em Serafina Corrêa. Em Porto Alegre, estações oficiais indicaram 34ºC no Jardim Botânico e 33,7ºC em Belém Novo.

Estações particulares no estado apontaram 37,7ºC em Parobé, 35,9ºC em Teutônia, 35,6ºC em Taquara, 35,3ºC em Porto Xavier, São Leopoldo e Santa Rosa, 35,2ºC em Vera Cruz, 35,0ºC em Santa Cruz do Sul, 34,8ºC em Gravataí, 34,6ºC em Venâncio Aires, 34,4ºC em Lajeado e 34ºC em Rio Pardo.

Enquanto a Metade Norte enfrentava um dia que mais lembrava de auge de verão, uma frente fria começava a ingressar no Sul gaúcho com chuva, raios e temporais isolados. O Uruguai teve muitos temporais, com granizo em várias localidades, e as nuvens carregadas que eram alimentadas pelo ar quente avançaram para o Rio Grande do Sul.

Arroio Grande, por exemplo, teve temporal com vento e granizo na tarde de hoje. Jaguarão registrou chuva intensa e houve alagamentos na área central da cidade pela intensa precipitação em curto período.

A MetSul adverte para o alto risco de tempestades localmente fortes a severas no Oeste e no Sul gaúcho na noite desta segunda-feira. Podem ocorrer vendavais e são esperados muitos raios com chuva forte e potencial granizo. A área de maior risco é a fronteira com o Uruguai, o que inclui cidades como Livramento e Quaraí. A chuva pode se intensa em alguns locais com inundações repentinas e alagamentos.

Modelo europeu indica instabilidade muito intensa na fronteira com o Uruguai nesta noite | METSUL

A frente fria avança mais nesta terça no Rio Grande do Sul e traz dia de muitas nuvens com chuva no Oeste, Centro e no Sul, onde o dia tem frio. Alerta-se para chuva localmente forte e com elevados volumes, além de temporais isolados de vento e granizo. A frente não consegue romper hoje o bloqueio do ar quente e áreas mais ao Norte do estado terão sol e nuvens com calor.

Porto Alegre terá abafamento cedo seguido de aumento de nuvens, virada do vento para Sul com fortes rajadas e acentuada queda de temperatura antes da chuva que ocorre mais na segunda metade do dia.

Na quarta, centro de baixa pressão reforça a instabilidade em todo o estado com chuva forte em diversos pontos, vento com rajadas e temporais isolados. Este centro de baixa formará depois um ciclone na costa que trará sol e chuva, vento por vezes forte na quinta-feira. Segue o alerta de volumes excessivos de chuva para o Centro, Oeste e o Sul do estado até quinta com marcas de 100 mm a 200 mm, e isoladamente superiores, o que vai levar a novas cheias de rios e agravar as que já ocorrem.