Anúncios

Alexandre Pinto

A temperatura no começo da tarde desta terça-feira (2) está entre 33ºC e 35ºC nos vales e passa dos 32ºC em Porto Alegre. Uma massa de ar quente, úmido e instável atua sobre o Rio Grande do Sul e à medida que um centro de baixa pressão se aprofunda no Norte da Argentina, a tendência é de a atmosfera se instabilizar cada vez mais nas próximas horas no território gaúcho com o forte aquecimento.

 isso, a MetSul Meteorologia alerta que entre a tarde e a noite desta terça deverão se formar muitas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul com chuva na maioria das regiões gaúchas. Em razão da temperatura muito alta, isoladamente há o risco de que ocorram temporais com chuva torrencial, raios, ocasional granizo e rajadas de vento forte. Não se pode descartar instabilidade na área de Porto Alegre e região metropolitana no fim da tarde ou à noite.


Enfatiza-se que por ser instabilidade convectiva, a velha conhecida “chuva de verão”, as precipitações têm distribuição muito irregular. Chove numa cidade e não chove na cidade vizinha. E, da mesma forma, os volumes de chuva variam muito de um ponto pra outro, não raro com chuva intensa em parte de uma cidade e pouco ou nada de chuva em outro ponto do mesmo município.


Instabilidade mais forte, como alertado pela MetSul (leia), deve ser esperada amanhã (3) e em parte da quinta-feira (4), quando um centro de baixa pressão vai avançar para o Rio Grande do Sul e dar origem a um ciclone extratropical nas costas gaúcha e do Uruguai.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios