Gabriel Zaparolli

Temporais isolados fizeram estragos ontem no interior. Os municípios atingidos foram São Borja e Torres. Na localidade da Fronteira Oeste, a chuva forte que somou 60 mm provocou alagamentos. Na zona rural, um forte vendaval localizado destelhou um canil e derrubou postes.

Rádio Cultura de São Borja

Já na cidade do Litoral Norte gaúcho, o temporal à tarde não se deu com chuva volumosa, mas teve granizo miúdo e forte vento. As rajadas chegaram aos 80 km/h e foram responsáveis por destelhamentos, queda de árvores e falta de luz no município.

Gabriel Zaparolli

As imagens (fotos) sugerem que Torres foi atingida por um downburst, o que vem a ser uma corrente de vento intenso descendente da nuvem.

As tempestades isoladas eram antecipadas pela MetSul pelo avanço de uma frente fria pouco organizada que encontraria o ar muito quente sobre o Estado. Tal como se antecipava, a chuva foi muito irregular no Rio Grande do Sul. Em quase toda a Metade Sul não choveu nem na área de Porto Alegre.

A instabilidade se concentrou na Fronteira Oeste, no Noroeste, no Norte e no Nordeste gaúcho. Como ainda fazia muito calor, o ambiente se tornou muito propício para temporais isolados. A temperatura em Torres antes do temporal estava em quase 30ºC com umidade alta de 70%. Na Grande Porto Alegre fez mais de 35ºC e com sensação de 40ºC. Novos temporais isolados são esperados nos próximos dias.