Anúncios

O Rio Grande do Sul teve na segunda-feira o nono dia consecutivo com máximas de 40ºC ou mais com marcas de 40,8ºC em Santa Rosa, 39,6ºC em São Luiz Gonzaga, 38,6ºC em Santa Cruz do Sul, 38,0ºC em São Borja, 37,6ºC em Taquara e Iraí, 37,4ºC em Teutônia, 36,8ºC em Porto Alegre e Uruguaiana, e 36,5ºC em Frederico Westphalen. O forte calor mais uma vez provocou temporais em vários pontos do Estado da tarde para a noite. Alguns foram intensos a severos. Os primeiros temporais fortes da tarde ocorreram na região da Serra Gaúcha, castigando duramente a cidade de Flores da Cunha. O vendaval provocou destelhamentos, quedas de árvores e de postes de luz. Os bairros mais atingidos foram Pérola e União.


Vento intenso do temporal derrubou árvores e portes na área central de Flores da Cunha – Antonio Coloda/O Florense

Outra cidade que teve transtornos foi Santa Cruz do Sul, também com destelhamentos, queda de postes (foto abaixo de Paulo Tiago Calniski no bairro Senai) e árvores. Os bombeiros registraram dezenas de solicitações de diversas partes da área urbana. Árvore caiu sobre veículo no Centro. No bairro Beckenkamp, garagem desmoronou em consequência do vento. Em Vera Cruz, árvore caiu na ERS-409, que liga a cidade com Santa Cruz do Sul. Houve também destelhamentos na área urbana.

Cerca de 400 mil pessoas ficaram sem luz pelos temporais da tarde e noite. O vendaval também causou danos na Grande Porto Alegre, com queda de árvores em vários locais. Canoas e Novo Hamburgo registraram falta de luz em alguns bairros. 


Chegada das nuvens carregadas de temporal na região de Novo Hamburgo no fim da tarde de ontem – Rafael Cabral


Nuvens muito escuras cobriram também Canoas com ventania no entardecer da segunda-feira – Leandro Krentz


Noite chegou mais cedo ontem pelo temporal no município de São Sebastião do Caí, na região do Vale do Caí – João Carpes


Nuvens carregadas de tormenta que cobriram o Vale do Caí provocaram muitos raios na cidade de Montenegro – Ricardo Alves

Em Porto Alegre, perto de duzentas mil pessoas chegaram a ficar sem luz por conta do temporal com chuva, vento forte e trovoadas que atingiu a cidade no fim da tarde. Nuvens muito escuras que vieram do Vale do Sinos e do Oeste cobriram a Capital ao redor das 20h e anoiteceu uma hora mais cedo (foto panorâmica abaixo feita por Eduardo Straliotto) na cidade.


As nuvens carregadas primeiro atngiram a zona Norte e depois cobriram a Capital. Houve rajadas de vento com queda de alguns postes e árvores, como nas ruas Portugal e São Pedro (fotos abaixo no Humaitá por Real Chless e Jussara de Freitas).


Vários bairros de Porto Alegre ficaram sem luz no começo da noite. O ginásio Tesourinha, onde se realizava a assembleia dos rodoviários que colocou fim à grave do transporte coletivo da Capital, ficou às escuras por vários minutos. De acordo com a CEEE-D, 46 mil clientes estavam sem luz na Capital às 21h. Alvorada, por sua vez, tinha 15 mil clientes desabastecidos. Houve falta de luz ainda em Viamão. Em Porto Alegre houve alagamentos em algumas ruas pela forte chuva de curta duração.


Céu ficou muito escuro no fim da tarde em Porto Alegre e iluminação público chegou a ser acesa – Luiz Filipe Varella


Temporal trouxe muitos raios para Porto Alegre no fim da tarde da segunda-feira, como no Sarandi – Thiago Freitas


Tempestade elétrica seguiu até perto das 23h na Capital como muitos relâmpagos no céu – Sérgio Ordobas


Grande quantidade de raios na cidade favoreceu cortes de luz e atrasou restabelecimento – Fernando Mainar


Raios no céu sobre os prédios da Justiça Federal e do Tribunal Regional Federal da Quarta Região – Guga Marques 

Se a temperatura atingir 40ºC hoje no Estado, e existe a possibilidade no Noroeste, será o 10º dia consecutivo com máxima de 40ºC ou mais no Rio Grande do Sul. A onda de calor histórica está nas suas últimas horas e amanhã uma frente fria começa a avançar do Sul para o Estado, o que trará refresco entre quinta e sexta. A terça é de sol e nuvens no território gaúcho, mas da tarde para a noite voltam a se formar áreas de instabilidade com pancadas isoladas de chuva, até fortes, e prováveis temporais localizados com risco de vendavais e queda de granizo. O risco de temporais é menor hoje na área metropolitana, mas segue alto na Metade Sul, Serra e Aparados. A massa de ar quente se intensificará na região serrana hoje com máximas de 33ºC a 35ºC em alguns pontos, o que agrava o risco de tempo severo. Amanhã, o risco de tempo severo é elevado na maior parte do Estado à medida que a frente fria começa a avançar do Uruguai para o Rio Grande do Sul com ar quente na sua dianteira. Linha de tempestades que avança na manhã de hoje pela província de Buenos Aires e alcançará a capital argentina deve atingir nas próximas horas o Uruguai com tormentas localmente fortes a severas de chuva, vento intenso e granizo.