A cidade de São Paulo voltou a enfrentar chuva forte na tarde deste sábado, assim como era alertado ontem pela MetSul Meteorologia, levando a cidade a entrar em estado de atenção para alagamentos em todas as regiões.
A Enel ainda trabalhava para normalizar o serviço de clientes afetados pelo temporal da sexta-feira que deixou ao menos 600 mil imóveis ficaram sem energia na capital e região metropolitana quando veio o novo temporal.
Às 14h deste sábado, cerca de 450 mil clientes tinham tido a energia restabelecida e 217 mil ainda estavam sem luz. As regiões mais afetadas no momento eram: zona Leste – São Mateus, Vila Prudente e Itaim Paulista; zona Oeste – Lapa, Jaraguá e Butantã, na capital; e os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Santana de Parnaíba.
O temporal deste sábado, entretanto, causou novos problemas. Mais de 150 mil imóveis estavam sem energia elétrica no final da tarde. No Centro de São Paulo, parte do teto do Terminal Bandeira desabou por conta da chuva. Na zona Leste, carros ficaram submersos com alagamento. Em Higienópolis, na região central da capital paulista, árvores caíram sobre carros.
O segundo dia seguido de temporal ocorre em período de intensa instabilidade que a MetSul Meteorologia advertiu atingirá neste final de ano São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com temporais frequentes e volumes excessivos de chuva.
Na cidade de São Paulo, a chuva das últimas 72 horas até o final da tarde deste sábado somava na estação do Instituto Nacional de Meteorologia do Mirante de Santana, na zona Norte da capital, um total de 49 mm. Em vários outros pontos da cidade choveu muito mais com até 160 mm em Itaquera.
A MetSul projeta mais instabilidade neste domingo e na segunda na cidade de São Paulo. O risco de temporal é menor, entretanto ainda persiste a possibilidade de chuva forte na capital.
Preocupa mais o período entre os dias 26 e 31 de dezembro, quando a instabilidade vai aumentar muito com temporais muito frequentes e indicativos de volumes de chuva muito altos com alagamentos e inundações.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.