Temporais, que serão numerosos neste fim de semana no Sul do Brasil, começaram na noite desta sexta-feira em áreas próximas da fronteira com o Uruguai, no Sul do Rio Grande do Sul.
Imagem de satélite do começo da noite desta sexta | METSUL
Uma massa de ar quente, úmida e instável cobre o Rio Grande do Sul no momento e favorece a instabilidade, que se intensifica por algumas horas na noite desta sexta-feira em áreas da fronteira com o Uruguai.
Imagens de satélite mostram a formação de várias células de tempestades no território uruguaio, na Campanha e no Sul do território gaúcho.
Um temporal muito forte atingiu no começo da noite desta sexta-feira o município de Arroio Grande com chuva forte a intensa que veio acompanhada de vendaval com fortes rajadas de vento.
Estação meteorológica na cidade uruguaia de Rio Branco, que faz fronteira com a gaúcha Jaguarão, anotou vento de 98 km/h no começo da noite desta sexta.
🔴 TEMPO | Temporal muito forte no começo da noite desta sexta (19) em Arroio Grande, no Sul gaúcho. Vários alertas de chuva forte e temporais podem ser lidos em https://t.co/cCRIo33qLf. 📷 Beto Antunes pic.twitter.com/Ra9QQWeO5M
— MetSul.com (@metsul) September 19, 2025
A instabilidade ocorre na sequência de um dia que teve calor intenso no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul com máximas de 35,1ºC em São Paulo da Missões; 33,3ºC em Porto Xavier, Santa Rosa e São Borja; 32,9ºC em Porto Vera Cruz; 32,8ºC em São Francisco de Assis; 32,6ºC em Maçambará; 32,4ºC em Jaguarão; 32,2ºC em Itaqui; e 32,0ºC em Santo Ângelo.
O 20 de setembro, data Magna do Rio Grande do Sul, terá instabilidade no Rio Grande do Sul. O sol chega a aparecer com nuvens em muitas cidades, o que vai garantir desfiles sem chuva em diversos municípios de manhã, mas no Oeste e em pontos do Sul já chove cedo. Entre a tarde e a noite, a instabilidade aumenta sobre o estado e a chuva alcança um maior número de localidades em diversas regiões.
Ar quente traz mais um dia de calor na Metade Norte com máximas ao redor e acima de 30ºC. A combinação de umidade com ar quente pode provocar temporais isolados de chuva forte, raios, vento e granizo.
A MetSul reitera que o pior da instabilidade é indicado para o domingo, quando uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul e encontrar ar quente e de muito baixa pressão na dianteira com chuva forte a intensa, muitos raios, vento forte e granizo de variado tamanho. Alguns vendavais podem ser muito fortes, especialmente no Noroeste e no Norte do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.