Chuva intensa e temporais com vendavais e granizo atingiram nesta sexta-feira o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, causando transtornos e danos, tal como havia sido alertado pela MetSul Meteorologia.

Vendaval atingiu a cidade paulista de Jales | REDES SOCIAIS
Os maiores volumes de chuva se deram no Mato Grosso do Sul, onde em pontos do Sul do estado os acumulados foram excepcionalmente altos, a ponto de alguns produtores terem relatado precipitação de até 300 mm em suas fazendas.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia no Mato Grosso do Sul, entretanto, indicaram acumulados menores com 90 mm em Rio Brilhante, 72 mm em Dourados e 70 mm em Três Lagoas.
A BR-267 teve três trechos interditados por conta de alagamentos na pista devido à chuva no Mato Grosso do Sul. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, os alagamentos na pista se deram na região de Guia Lopes da Laguna, em outro perto de Jardim, e em um terceiro ponto em Bela Vista
A chuva intensa causou prejuízos em diversas cidades. Cidades como Jardim e Guia Lopes da Laguna ficaram alagadas. Uma piscina chegou a ser arrastada pela enxurrada. Houve ainda cortes isolados de energia.
Já no estado de São Paulo, um temporal forte castigou a região de Jales na tarde desta sexta. Houve transtornos e prejuízos para moradores e comerciantes, com alagamentos e quedas de árvores.
Na cidade de São Paulo, quase 70 mil imóveis estavam sem luz no fim da tarde depois de um temporal com chuva forte que deixou a cidade em estad de atenção.
No Rio Grande do Sul, um temporal isolado com granizo afetou a localidade de Linha 4, Rio Turvo, no interior de Erechim. Houve queda de granizo. Temporal atingiu ainda o bairro José Bonifácio, na área urbana, igualmente com granizo que veio com vento forte. Houve granizo no fim da tarde e começo da noite em cidades do Vale do Taquari.
Mais temporal?
Nesta noite de sexta, com o calor registrado à tarde, áreas de instabilidade podem trazer chuva localizada com trovoadas e ocasional granizo, mais no Nordeste do Rio Grande do Sul, como na Serra. Na grande maioria dos pontos do estado ou não chove ou somente haverá relâmpagos à distância.
O sol aparece com nuvens em várias regiões do Rio Grande do Sul neste sábado, mas o ingresso de uma massa de ar frio instabiliza a atmosfera em parte do Rio Grande do Sul.
Chove principalmente em pontos do Centro, Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral na primeira metade do dia, mas após o tempo apresenta melhoria. Em muitos locais das Metades Oeste e Sul não deve chover. Assim, a chuva no estado será muito irregular, embora possa ser forte em pontos muito isolados.
O risco de temporais diminui em cidades mais ao Centro do Brasil, mas ainda podem ocorrer neste sábado. O risco de tempo severo localizado será maior no Mato Grosso do Sul, no Norte do Paraná, no interior de São Paulo e em Minas Gerais.
Ar frio chega ao Sul
Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul neste sábado. Uma vez que a massa de ar frio chega ao longo do dia com mudança do vento para Sul, a tendência é que, diferentemente do que tradicionalmente ocorre, as mínimas não ocorram ao amanhecer e sim à noite, no final do dia. Espera-se que muitos municípios gaúchos registrem temperatura entre 12ºC e 15ºC na noite deste sábado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.