Os temporais das últimas horas no interior de São Paulo provocaram estragos e uma morte. O tempo severo acompanhou o avanço de uma linha de instabilidade que se deslocou do Sul para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, associada a um centro de baixa pressão que ganhou força sobre o Rio Grande do Sul e deu origem a um ciclone extratropical na costa do Uruguai.
A região mais afetada pelas tempestades no estado de São Paulo foi a de Presidente Prudente, onde os bombeiros atenderam dezenas de ocorrências desde ontem à tarde. Fora mais de 30 ocorrências em razão de vento forte e chuva intensa que causaram danos.
No município de Sagres, escola perdeu parte do telhado durante o vendaval. A cidade ainda teve chuva intensa que acumulou 58 mm na tempestade e registrou queda de árvores. Por sua vez, em Presidente Epitácio, uma mulher morreu após cair de sua bicicleta durante o temporal forte em uma estrada. Ela sofreu uma parada cardíaca e teve traumatismo cranioencefálico.
O município mais atingido no interior de São Paulo foi o de Lucélia. O vento destelhou parte da Igreja Matriz da Sagrada Família, localizada na Praça Padre Francisco Mahr, no Centro da cidade. Grande parte do município ficou se luz. Ao menos 15 árvores de grande porte caíram com a força do vento e três casas ficaram danificadas.
Em Tupã, uma ponte improvisada de madeira construída pelos moradores foi destruída pela enxurrada. O município ainda teve queda de árvores. Em Ribeirão Preto, o temporal causou queda de árvores e um princípio de incêndio em supermercado, que foi rapidamente controlado pelos bombeiros.
Em Valparaíso, no oeste do estado de São Paulo, estação meteorológica oficial registrou rajada de 82 km/h, mas em diversos pontos do Oeste paulista o vento foi superior e não captado pela ausência de estações meteorológicas. A MetSul advertia para o alto risco de temporais em São Paulo na quinta com a atuação do centro de baixa pressão no Sul do Brasil.
A MetSul Meteorologia alerta agora para a ocorrência de novos temporais no Sudeste do Brasil no começo da semana, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. Uma massa de ar frio vai avançar pelo Sul do Brasil e a frente fria associada vai instabilizar a atmosfera novamente no Centro do país.
A atmosfera vai estar aquecida em parte de São Paulo e de Minas, o que, com o maior aporte de umidade e a proximidade de uma frente fria, acabará gerando nuvens carregadas com novos temporais isolados. Núcleos intensos de instabilidade devem se formar domingo em Minas Gerais e que podem atingir a área de Belo Horizonte e a Grande BH. As tempestades se formam principalmente da tarde para a noite do domingo e se repetem na segunda-feira.