Joel Vargas/PMPA

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas nesta sexta-feira, entretanto são esperados períodos de maior nebulosidade. Da tarde pra noite áreas de instabilidade avançam do Noroeste com chuva para o Norte, o Oeste e talvez até o Centro do Estado. Pode até chover forte com trovoadas e granizo em pontos muito isolado destas áreas. Será uma jornada de temperatura agradável no Rio Grande do Sul que começa fria em algumas áreas, como o Sul gaúcho e a fronteira com o Uruguai que terão mínimas ao redor de 10ºC em alguns municípios.

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul no sábado e deve chover no decorrer do dia na maioria das regiões. A aproximação de uma forte massa de ar frio pelo Oeste e o Sul vai instabilizar a atmosfera. Apesar da instabilidade, podem ocorrer até aberturas de sol em algumas áreas, especialmente à tarde, quando o tempo começa a melhorar no Estado gradualmente. No geral, os volumes de chuva no sábado deverão ser baixos e não há risco de uma repetição da onda de temporais da última noite. O domingo começa com muitas nuvens, chuva e garoa no Norte e no Nordeste do Estado, inclusive na Serra e em Porto Alegre, mas no decorrer do dia o tempo abre e o sol aparece em todo o território gaúcho por conta do ingresso de uma massa de ar seco e frio forte pra época do ano. A temperatura declina e a sensação será de frio, sobretudo à noite. A segunda vai ser ensolarada, mas o dia começa muito frio para o final de outubro e até com provável geada em algumas regiões, o que é menos comum nesta época do ano e com potencial de trazer danos para a agricultura por ser extemporânea.

Em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade aumenta no decorrer do dia de hoje com expectativa de chuva e trovoadas em diversas regiões dos dois estados, especialmente da tarde para a noite. O sol chega a aparecer de manhã em muitas cidades catarinenses. Há risco de granizo isolado. No sábado, o tempo ainda estará instável com muitas nuvens. De domingo para a segunda o tempo melhora com o ingresso de massa de ar seco e frio que trará acentuado declínio da temperatura.