Rio de Janeiro teve uma segunda-feira muito quente sob o domínio de uma grande massa de ar tropical que cobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com temperaturas acima dos 40ºC em vários estados. O calor deve aumentar ainda mais nesta terça na cidade do Rio, antecipa a MetSul Meteorologia.
Nesta segunda-feira, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia na capital fluminense registraram máximas de 32,7ºC na Vila Militar; 30,2ºC em Jacarepaguá; 30,0ºC em Marambaia; e 28,5ºC no Forte de Copacabana.
A massa de ar quente se reforça no estado do Rio de Janeiro e trará uma terça-feira de forte a intenso calor na capital fluminense. O dia terá o predomínio do sol, embora se preveja o ingresso de nuvens. A temperatura à tarde em alguns bairros, especialmente das zonas Norte e Oeste, deve atingir 36ºC a 38ºC.
O tempo muito quente, entretanto, não vai durar muito no Rio de Janeiro. Uma frente fria deve provocar radical mudança do tempo na cidade durante a quarta-feira. A frente vai estar associada a um grande ciclone extratropical no Atlântico Sul que vai se formar entre esta terça e a quarta.
Por isso, a nebulosidade aumenta muito no Rio de Janeiro no decorrer da quarta e o tempo se instabiliza com chuva, que não se descarta possa ser moderada a forte com trovoadas em alguns pontos. O vento também pode soprar por vezes forte. Por conta da frente fria, a temperatura declina. Estará muito abafado com máximas de 27ºC a 29ºC na maior parte da cidade.
Na quinta, o sistema frontal na costa ainda traz muitas nuvens para a capital fluminense e se espera chuva em diferentes momentos do dia. A sensação de tempo abafado vai persistir para os cariocas com máximas na maior parte da cidade entre 26ºC e 28ºC na tarde da quinta-feira.