Anúncios

A semana terá sequência de dias com sol e grande variação térmica devido ao domínio de uma massa de ar seco. Nesse meio tempo um sistema de alta pressão atmosférica alcança o Centro do continente entre a terça e a quarta-feira afastando as nuvens  e a chuva. O domínio do ar seco irá propiciar dias e noites de céu limpo com tendência de grande variação térmica.

O frio poderá retornar para as manhãs com aquecimento rápido durante as tardes. Modelos atmosféricos indicam que as manhãs mais frias serão as de quinta e sexta com potencial inclusive de geada. Nesse sentido a expectativa é de mínimas que poderão oscilar entre 2 a 4°C nos pontos de maior altitude da Serra. Na grade maioria das regiões as mínimas ficarão ao redor de 11 a 13°C nas manhãs de quarta a sexta. Por outro lado,  na quarta e na quinta o frio das madrugadas e manhãs tende a ser mais abrangente. Mapa de geada do modelo canadense indica risco de formação de geada nas manhãs de quinta e sexta, com maior potencial para a quinta. Risco abrange áreas de maior altitude entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul  catarinense.

Na terça ainda resta muita umidade e nuvens com pancadas de chuva e rajadas de vento entre a Campanha e o Sul do estado gaúcho devido a circulação de vento associada ao ciclone que se afasta. Simultaneamente o sol predomina em grande parte da região desde cedo. Por outro lado, entre a quarta e a sexta o ar seco irá garantir a presença do sol, com expectativa de baixos índices de umidade relativa do ar que deverão oscilar ao redor de 30%.


Neste período de tempo mais seco as tardes irão apresentar significativo aquecimento e sensação de calor. Todavia nesta segunda de tempo instável a temperatura sobe devagar. Na terça que terá sol o calor de 30°C predomina no Oeste. Na quarta esquenta mais entre o Centro e a fronteira com a Argentina com máximas entre 30 e 32°C. Em seguida na quinta e na sexta o calor se amplifica e atinge grande parte das áreas. A máxima poderá passar de 35°C no extremo Oeste com 32 a 34°C em muitas cidades. Mapa abaixo do modelo americano indica intenso e abrangente calor para a sexta com marcas de até 38°C no extremo Oeste gaúcho.

Como resultado nesse período de tardes mais quentes levando se em conta que as manhãs terão frio no Rio Grande do Sul a expectativa de amplitude térmica enorme ao redor de de 25°C em alguns pontos.

Por último nesses dias de tempo seco com céu claro na primavera os índices de radiação ultravioleta podem atingir valores muito altos. Numa escala que vai de 1 a 16  e varia de acordo com latitude, presença ou não das nuvens e época do ano, a primavera é um período de favorável a extremos. Dessa forma é fundamental o uso de filtro solar nessa época do ano quando o tempo fica mais aberto e ensolarado como será nesta semana.

 

Anúncios