Uma rajada máxima de 236 km/h no Parque Nacional dos Picos de Europa marcou o recorde absoluto de vento já registrado na Península Ibérica e nas Baleares, conforme informou a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) da Espanha.
O recorde foi alcançado no domingo no mirante do Cable, a 1.910 metros de altitude, na região da Cantábria, no Parque Nacional dos Picos de Europa. Naquele dia, a Aemet havia emitido alertas em 12 comunidades por causa de ventos fortes, chuvas ou condições marítimas adversas, associadas à tempestade Bert, que atingia as ilhas britânicas.
Apesar da intensidade dos ventos com força de furacão nos Picos de Europa, o recorde absoluto de vento na Espanha permanece em 248 km/h, registrado no Observatório de Izaña (Tenerife), a 2.384 metros de altitude, no dia 29 de novembro de 2005.
⚠️🌀La borrasca Bert dejó un récord absoluto de viento en el ámbito de la Península y Baleares:
→ 236 km/h de racha máxima en el mirador del Cable, Parque Nacional de los Picos de Europa, el día 24.La racha máxima de toda España fue de 248 km/h, en Izaña (Tenerife), en 2005. pic.twitter.com/lINBmp2A44
— AEMET (@AEMET_Esp) November 26, 2024
Na segunda-feira, a tempestade Bert provocou um total de 874 incidentes relacionados ao mau tempo na Galícia. Entre os problemas estiveram queda de árvores, estradas afetadas e inundações. A província mais impactada foi a de La Coruña, com quase 500 incidentes registrados.
A tempestade também causou graves inundações no Reino Unido durante o fim de semana. No sábado e no domingo, o forte temporal inundou centenas de residências, transformou estradas em rios e registrou ventos de até 131 km/h em algumas áreas do país.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.