
Tempestade de raios em Lima após 60 anos assustou moradores da capital peruana na segunda-feira | Senamhi
Moradores de Lima foram assombrados por uma tempestade de raios ontem que jamais tinham presenciado em suas vidas. O começo da manhã da segunda-feira foi marcado por muitas descargas elétricas e fortes trovoadas na capital peruana. Se para nós no Brasil um temporal com raios não tem nada fora do normal, para os habitantes de Lima é totalmente incomum.
Com efeito, em comunicado o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (Senamhi), órgão oficial de Meteorologia do governo peruano, informou que a ocorrência de raios em Lima nas primeiras horas da manhã da segunda-feira se deu em razão de uma área de baixa pressão em altitude, também conhecida como “baixa fria”, que originou um sistema de tempestades que se moveu do oceano para o continente na direção Sudeste e trouxe as descargas elétricas para a capital peruana.
#Infórmate Lima presentó rayos y truenos inusuales a primeras horas de la mañana debido al ingreso de la Dana Tania. Esta tormenta inusual se desplaza hacia el sur. Un fenómeno similar ocurrió el 25 de abril de 1960. No está relacionado al Niño. pic.twitter.com/zhvOlHimbF
— Senamhi (@Senamhiperu) May 24, 2021
A situação é tão incomum que emissoras de televisão passaram o dia explicando a diferença de raio, relâmpago e travão ao público. Moradores impressionados foram às redes sociais publicar vídeos do temporal de raios que se abateu sobre a maior cidade do Peru. Os raios levaram medo aos funcionários e passageiros do Aeroporto Internacional Jorge Chávez.
? ¡Insólito! Se registran rayos y truenos en la ciudad de Lima. ⚡⛈️►https://t.co/HKNbpcCKQQ pic.twitter.com/E7qIHbhcNn
— TVPerú Noticias (@noticias_tvperu) May 24, 2021
DESDE CUANDO HAY RAYOS EN LIMA pic.twitter.com/v8daBcebcq
— lili (@papa_sancochada) May 24, 2021
Rayos en Lima (evento meteorológico inusual en la costa central peruana) 24 de mayo 2021
Registro desde Campoy – San Juan de Lurigancho
Redes sociales. pic.twitter.com/54583fHUXd— Asismet (@Asismet_IF) May 24, 2021
Rayos en Lima. Dese el Aeropuerto Jorge Chávez. pic.twitter.com/5DEMeqshU9
— Luis Rivera 岩崎 (@LuchoCore1) May 24, 2021
De acordo com os meteorologistas do Senamhi, o evento de raios em Lima foi “anômalo” e não se via com tamanha intensidade desde 25 de abril de 1960, apesar de haver relatos que descargas elétricas foram observadas na capital peruana no ano passado. O órgão esclareceu que os raios não tiveram relação com o fenômeno El Niño, uma vez que o Pacífico está em fase de neutralidade atualmente.
#Video/Foto Nevada distrito de Omacha provincia, de Paruro, región Cusco, conforme al aviso de precipitaciones en la sierra centro y sur. Este fenómeno es asociado a la DANA Tania pic.twitter.com/TCfgCwbxa3
— Senamhi (@Senamhiperu) May 24, 2021
O mesmo sistema meteorológico, que os meteorologistas peruanos deram o nome de Tânia para o distúrbio em altos níveis da atmosfera, provoca ainda precipitação de neve e gelo em áreas de maior altitude, acima de 3 mil metros, nos Andes do Peru.
A previsão do Senamhi é que este sistema de instabilidade em altura na atmosfera seguirá atuando hoje e ainda amanhã no Peru, trazendo precipitação e ocorrência de neve em áreas de maior altitude. Em alguns pontos, a neve já acumula mais de 10 centímetros desde ontem.