Anúncios

A cidade de São Paulo enfrentou temporal pelo segundo dia consecutivo nesta quarta com registro de chuva forte e alagamentos, queda de árvores por vento forte e ainda precipitação de granizo em alguns bairros.

JONATHAS COSTA

A chuva foi forte a intensa com elevados volumes em curto período. Os acumulados de chuva ultrapassaram os 30 mm em alguns pontos. De acordo com a rede de monitoramento do Alto Tietê, a maior precipitação foi registrada na estação do Rio Tamanduateí, na região do Mercado Municipal, com 30,4 mm.

Nas estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os maiores acumulados ocorreram na Sé (23,2 mm), Pinheiros-Vila Madalena (22,4 mm) e Butantã-USP (18,6 mm).

A cidade de São Paulo registrou ainda rajadas de vento na tarde desta quarta-feira, com picos acima de 60 km/h em algumas regiões. O maior valor foi observado em Santana-Carandiru, na zona norte, onde as rajadas chegaram a 62,9 km/h às 17h20.

Outros pontos da capital também tiveram vento forte, como a Sé, com 61,6 km/h às 17h10, e o Aeroporto Campo de Marte, que registrou 61,0 km/h às 17h03.

O temporal provocou ainda queda de granizo. Houve a ocorrência do fenômeno no Butantã, na zona oeste, às 16h50, seguido por queda de granizo em Pinheiros, também na zona oeste, às 17h20. Na zona leste, o granizo foi registrado em Itaquera às 17h39.

A tempestade de chuva, vento e granizo causou a morte de um taxista, quedas de árvores, desabamentos e deixou 170 mil imóveis sem energia. A cidade entrou em estado de atenção para alagamentos, com a Zona Oeste sendo a região mais afetada.

A vítima fatal estava dentro do carro com duas pessoas no centro histórico quando uma árvore caiu sobre o veículo. Os passageiros não se feriram.

Com o vento, 173,7 mil imóveis estavam sem luz às 17h30. A empresa Enel informou que equipes trabalham para restabelecer a energia.

A tempestade causou estragos significativos. Em Pinheiros, árvores caíram sobre carros e fiação elétrica. Na Rua Artur de Azevedo, parte do teto de um restaurante desabou e uma árvore atingiu dois veículos, mobilizando cinco equipes dos Bombeiros.

No total, o Corpo de Bombeiros atendeu 150 chamados para quedas de árvores, um para desabamento e um para enchente. Na região da 25 de Março, um dos principais polos comerciais da cidade, houve um apagão que afetou várias ruas, além de alagamentos em vias próximas.

A MetSul Meteorologia já havia advertido para chuva forte e temporais frequentes nesta semana na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo. O quadro não se altera. Todos os dias até a metade da próxima semana têm risco de pancadas de chuva e temporais na região da capital paulista, conforme os dados analisados pela MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.