
Porto Alegre sairá do rigor do inverno para calor de verão | FERNANDO OLIVEIRA
A temperatura vai variar cerca de 30ºC nesta semana na cidade de Porto Alegre, antecipa a MetSul Meteorologia. A semana começou sob a influência de uma massa de ar frio com marcas baixas nos termômetros, mas entre esta terça e a quarta muda o perfil da atmosfera com ingresso de ar quente.
Ontem, domingo, Porto Alegre teve mínimas de 2,2ºC no Lami, 4,3ºC em Belém Novo e 6,2ºC no Jardim Botânico e no aeroporto. A máxima foi de 16ºC. Hoje, as mínimas foram de 2,7ºC no Lami, 4,4ºC em Belém Novo e 5,9ºC no Jardim Botânico com máxima de 21ºC.
A temperatura entra em acentuada elevação durante o dia nesta terça na cidade após outra madrugada fria. A mínima oficial da cidade, no Jardim Botânico, deve ser de 8ºC, mas bairros mais ao Sul podem anotar até 5ºC. A tarde será 5ºC mais quente do que hoje com máxima de 26ºC. O sol outra vez predomina durante esta terça com amplos períodos de céu claro, porém alguns pontos podem ter nevoeiro ou neblina cedo.
Na quarta, a massa de ar quente toma conta da região de Porto Alegre. O tempo aberto e o ar seco ainda favorecem resfriamento noturno e a mínima oficial deve ser de 11ºC, mas com até 8ºC ou 9ºC no Sul da cidade. As máximas ficam entre 28ºC e 29ºC na maioria dos bairros. O dia será novamente ensolarado com amplos períodos de céu claro, apesar da chance de neblina cedo.
Na quinta, o sol aparece com tempo muito aberto ainda em parte do dia e vento Norte traz ar muito quente. O dia amanhece ameno com mínimas de 15ºC a 16ºC, entretanto aquece muito rapidamente e a tarde terá máximas de 31ºC a 32ºC na maioria dos bairros. No final do dia, a MetSul alerta que não se pode descartar chuva e temporal.
Na sexta-feira, o dia terá variação de nuvens com sol, nebulosidade e chuva. A sensação vai ser de abafamento. Não se pode afastar o risco de temporal quando da passagem de uma frente fria associada a um ciclone. A sexta pode ter instabilidade seguida de sol e o posterior retorno da chuva com a frente fria. A pressão atmosférica, ademais, estará muito baixa, ao redor de 1000 hPa, o que agrava o risco de temporal.
Assim, a temperatura que ontem e hoje ficou na casa de 2ºC no começo da manhã em alguns bairros mais ao Sul da cidade pode atingir 31ºC a 32ºC em todas as regiões da capital gaúcha na quinta-feira com a substituição do ar frio pelo quente antes da passagem de uma frente fria e a influência de um ciclone na região do Prata no final da semana.