O frio marcou o amanhecer desta segunda-feira em diversas cidades gaúchas com mínimas até abaixo de 5ºC, mas a tendência ao longo da semana é de elevação da temperatura com tarde, inclusive, de calor nos próximos dias. O frio foi resultado do avanço de massa de ar com temperatura mais baixa impulsionada por um centro de baixa pressão que atuou junto ao território gaúcho no final da última semana.
Estações meteorológicas indicaram no amanhecer desta segunda-feira mínimas de 3,4ºC em São José dos Ausentes, 3,7ºC em Soledade, 3,9ºC em Cambará do Sul, 5,5ºC em São Francisco de Paula, 5,8ºC em Campos Borges e Monte Alegre dos Campos, 5,9ºC em Espumoso, 6,1ºC em Getúlio Vargas, Tapera e Ernestina, e 6,2ºC em Vacaria e Bom Jesus.
O ar seco e o tempo aberto foram responsáveis por mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC) em cidades da Campanha e da fronteira com o Uruguai com 8,2ºC em Quaraí, 9,5ºC em Dom Pedrito, e 9,6ºC em Bagé e Santana do Livramento.
Na Grande Porto Alegre, a presença de nebulosidade durante a madrugada impediu maior resfriamento, mas ainda assim as mínimas ficaram abaixo do que é normal para esta época do ano. As mínimas foram de 10,2ºC em Novo Hamburgo e 11,7ºC em Campo Bom.
Esse cenário de frio à noite, entretanto, não se sustentará.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, entretanto acompanhado por nuvens em parte do estado. Mais uma vez a maior presença de nuvens é esperada sobre a Metade Leste gaúcha. Na Metade Oeste, diversos municípios terão céu claro ao menos em parte do dia.
O amanhecer é ameno na maioria dos municípios com prognóstico de temperaturas mínimas mais altas do que hoje. A tarde, por sua vez, também registrará uma elevação das máximas em relação a esta segunda-feira e terá temperatura agradável com maior aquecimento no Oeste e no Noroeste, onde faz até calor com máximas acima de 30ºC.
Ar mais quente vai invadir o Rio Grande do Sul na segunda metade desta semana. Horas antes da passagem de uma frente fria entre amanhã e quinta, ar quente trará calor na tarde desta quarta-feira com máximas perto ou acima de 30ºC em diversas localidades gaúchas.
A influência desta frente fria deve ser muito limitada e na sexta ar quente volta a dominar o estado, novamente trazendo máximas de 30ºC ou mais em algumas cidades. No fim de semana, antes de uma poderosa frente fria, ar muito quente atuará sobre o Rio Grande do Sul com calor. No começo da semana, a frente traz chuva e tempestades fortes a severas antes do ingresso de uma incomum e muito intensa massa de ar frio.