Anúncios

O Rio Grande do Sul teve na noite de ontem e na madrugada deste sábado (29) o seu primeiro evento de tempo severo do inverno, iniciado há uma semana. Chuva forte e temporais isolados atingiram diversos municípios, especialmente do Nordeste do Estado. Os acumulados de chuva foram expressivos em muitos municípios da Serra e dos vales com volumes, por exemplo, de até 80 mm em Lajeado. Houve queda de granizo em Ilópolis (Vale do Taquari) e na região de Caxias do Sul. Houve falta de luz na Capital e no interior, afinal a chuva veio com raios

Em Espumoso, o vento fez estragos durante temporal na última noite. Os danos se deram no interior do município, sobretudo em propriedades rurais. As estações meteorológicas mais próximas indicaram rajadas de 82,8 km/h em Soledade e 39,6 km/h em Ibiburá. O vento, no interior de Espumoso, claramente superou a marca de 100 km/h a partir da análise dos danos.



A maioria dos estragos parece decorrer de um simples, porém, forte vendaval no interior de Espumoso. Diferente é o caso de uma propriedade na área conhecida como Serra dos Engenhos. Ali, existem alguns sinais que não permitem se descartar totalmente a possibilidade de que um tornado tenha se formado. Além dos danos com colapso estrutural, algumas árvores tombaram na área afetada em sentidos opostos. Não é um caso fácil de análise, afinal a maioria dos danos poderia ter sido provocada por um evento não tornádico de vento, mas neste ponto específico do interior de Espumoso existe ao menos a suspeita do fenômeno. As características são, se efetivamente ocorreu um tornado na área, de um evento de categoria F1.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O tempo já começou a melhorar neste sábado com o retorno do sol para a maior parte do Rio Grande do Sul com o ingresso de uma massa de ar seco. Os gaúchos vão ter, enfim, uma sequência de dias ensolarados com madrugadas frias na primeira metade da semana e até calor no final da semana. (Fotos de Espumoso da emissora parceira Rádio Planetário de Espumoso feitas por Vanderlei Marchioreto, Emilia Ferreira e Larissa Oliveira)

Anúncios